Zubale Brasil: O que é? E como funciona?

app zubale entregas brasil

Você já ouviu falar na Zubale Brasil? Essa é uma empresa de origem mexicana que oferece diversas soluções para empreendedores de e-commerce. Um dos serviços mais requisitados pela Zubale aqui no Brasil é o de entrega de mercadorias.

Mas existem outros tipos de soluções. Ao acessar o site da Zubale, por exemplo, você vai se deparar com um “ecossistema de soluções”. Ou seja, serviços e ferramentas que visam facilitar a vida de empresas dos mais diversos ramos.

Então, no artigo de hoje vamos falar mais sobre a Zubale Brasil e os serviços que ela disponibiliza para seu público. Veja também uma breve história sobre a origem da empresa e seus planos para crescer ainda mais por aqui.

A origem da Zubale e da Zubale Brasil

A Zubale é uma startup fundada no México, em 2018, por dois alunos do MBA de Harvard. Allison Campbell e Sebastian Monroy eram especialistas em varejo e, apesar de relativamente jovens, já tinham uma experiência de mais de dez anos nesse segmento.

Assim, juntos, os dois decidiram criar ferramentas para facilitar a venda de empresas varejistas. E, ao mesmo tempo, proporcionar uma fonte de renda para trabalhadores autônomos.

Deste modo, a Zubale tem como foco principal as lojas online, disponibilizando soluções para que elas cresçam e assim consigam vender mais. E tudo isso de forma sustentável, algo que o mundo atual exige.

Nesse sentido, uma das principais ferramentas da Zubale é o aplicativo para entregadores autônomos. Esse app conecta lojas online e entregadores, viabilizando entregas rápidas e contribuindo com as atividades do e-commerce.

Falaremos mais sobre as soluções da Zubale mais adiante. Para complementar a breve história da empresa, logo que foi criada, ela passou a atuar em países como o Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica e Peru.

A Zubale Brasil corresponde a uma fatia interessante de todas as operações da empresa. Ela engloba na América Latina mais de 100 mil parceiros, conhecidos como Zubaleiros.

Zubaleiros: o principal segmento de atuação da empresa

A Zubale conta com um app para entregadores autônomos e já destacamos essa ferramenta anteriormente. Dessa forma, os parceiros da empresa são chamados de Zubaleiros.

O app da Zubale está disponível para Android e iOS. Na Play Store, por exemplo, ele já teve mais de 100 mil downloads e possui uma boa avaliação.

Na prática, o app de entregas da Zubale está na mesma categoria de aplicativos como iFood e outras ferramentas de delivery.

zubaleiros zubale entregas bike

É bem verdade que, aqui no Brasil, a marca “Zubale” ainda não é muito conhecida. Mas, ao que tudo indica, isso está mudando. Então, os Zubaleiros são colaboradores independentes da Zubale, que realizam tarefas em lojas parceiras da empresa.

Porém, se engana quem pensa que as únicas tarefas envolvem entregas. Existem outras, dependendo da loja e da cidade que a pessoa escolher atuar. E, por falar nisso, hoje há tarefas disponíveis em várias cidades. Mas a maioria das operações se concentra nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Outros serviços e ferramentas oferecidos

Como destacamos anteriormente, a Zubale oferece várias soluções para ajudar e-commerces a vender mais. Além do app de entregas e tarefas, confira outras ferramentas da empresa:

  • Fulfillment Optimizer Software: Apesar do nome complicado, é bem fácil entender essa função. Trata-se de um aplicativo para auxiliar no aumento da produtividade e redução de custos das lojas online. Esse software é altamente tecnológico e automatiza tarefas da loja, incluindo o delivery dela;
  • Consumer Connect Software: esse é um software para melhorar o atendimento ao cliente por meio do WhatsApp. Ele utiliza elementos como a Inteligência Artificial para que a loja online ofereça um atendimento personalizado e rápido aos clientes. Isso vai ajudar no aumento das vendas, aumentando a satisfação das pessoas;
  • Flexi Fleet: aplicativo para ajudar os e-commerces a se conectarem com freelancers capacitados para certas atividades. Essas tarefas envolvem, por exemplo, seleção de produtos em lojas físicas, empacotamento dos produtos de forma adequada e entrega dos itens ao destino final.

Como podemos perceber, a Zubale, bem como a Zubale Brasil, é uma empresa que cria conexões profissionais entre lojas online e trabalhadores autônomos. Dessa forma, ela visa a realização de atividades benéficas para os negócios.

Novo aporte e crescimento da Zubale Brasil

Segundo publicação do Brazil Journal, de novembro de 2023, a Zubale recebeu um aporte de US$25 milhões. Nesse sentido, ela pretende investir parte dessa quantia para recrutar até 10 mil entregadores no Brasil.

Ainda de acordo com a publicação, esse investimento foi viabilizado pela QED Investors, uma empresa de crédito dos EUA. Um dos fundadores da Zubale, Sebastian Monroy, destacou que a empresa cresceu quatro vezes no Brasil nos últimos anos. Ele afirmou que redes como o Carrefour se tornaram grandes parceiros da Zubale.

Esse crescimento atiçou o interesse da startup pelo mercado brasileiro. Seus criadores viram um horizonte promissor. E isso faz sentido, já que o Brasil é um território fértil para o segmento varejista.

A reportagem do Brazil Journal informa também que o Brasil conta atualmente com cerca de 3 mil Zubaleiros. A ideia para 2024 é agregar mais 10 mil parceiros nessa contagem.

Alguns parceiros da Zubale no mundo

Sabe aquele ditado “diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és”? Bom, ele se aplica aqui nesse tópico. Para compreendermos a relevância da Zubale e sua credibilidade no mercado, precisamos ver qual é a sua rede de parceiros. E com certeza você conhece alguns deles, confira:

  • Oxxo: Empresa mexicana que surgiu como uma revendedora de cervejas engarrafadas, mas que foi ampliando seu leque de atuação. Hoje, a Oxxo é uma grande conveniência. Confira este artigo sobre a Oxxo.
  • Makro: rede atacadista fundada nos Países Baixos, em 1968. Hoje, possui sede também na Alemanha, mas é atuante em vários países, incluindo o Brasil;
  • Atacadão: rede brasileira de supermercados que pertence ao Carrefour. Foi fundada em 1962 e atua em outros países, como Colômbia, Argentina e Espanha;
  • Walmart: multinacional dos EUA que pertence a categoria de lojas de departamento. Foi fundada em 1962 e é uma das lojas mais famosas do mundo;
  • Cencosud: é um consórcio empresarial multinacional atuante em toda a América Latina. Entre suas principais especialidades, destaque para o varejo e serviços financeiros.

O que esperar da Zubale Brasil?

A história da Zubale Brasil ainda está no começo. Mas a empresa tende a crescer por aqui, assim como ocorreu com a Uber que, aos poucos, foi conquistando um público fiel em território brasileiro.

Porém, as perspectivas são ótimas, ainda mais depois da notícia do aporte milionário que a Zubale recebeu no final de 2023! Com isso, os planos da empresa para 2024 são de expansão no Brasil.

Dessa forma, provavelmente você ainda irá ouvir falar muito da Zubale Brasil. Mas já pode conhecer melhor essa startup hoje mesmo. Veja como entrar em contato com a empresa:

Por fim, a Zubale é um bom exemplo de como um empreendimento inteligente pode crescer rapidamente (lembrando que a empresa foi fundada apenas em 2018).

E, aqui mesmo no blog, você pode encontrar outras histórias inspiradoras a respeito do empreendedorismo. Não deixe de conferir os demais artigos e ficar ainda mais por dentro das tendências do mercado para 2024.

Posts Relacionados Populares

Temos outros excelentes artigos pra você aproveitar, conhecer e aprender um pouco mais sobre o mundo do empreendedorismo, veja abaixo: