Veja como se tornar uma Mulher de Negócios de sucesso

mulher empreendedora negocios

Como ser uma mulher de negócios de sucesso? Frequentemente abordamos aqui no blog assuntos relacionados ao empreendedorismo feminino e hoje esse tema volta à tona. Separamos dicas para você ter êxito em sua jornada, independente do segmento que escolher.

Afinal de contas, a participação das mulheres no empreendedorismo está cada vez maior e isso é uma excelente notícia. Além de promover o crescimento de diversos setores da sociedade, as mulheres empreendedoras trazem ideias e pensamentos inovadores. Isso rompe barreira e promovem cada vez mais a inclusão.

E tudo isso com um toque de solidariedade e empatia, que alimenta uma fortíssima rede de empreendedorismo feminino no nosso país. Dessa forma, se você é mulher ou quer simplesmente aprender mais sobre esse assunto, continue por aqui.

Veja dicas essenciais para se tornar uma Mulher de Negócios e alguns exemplos de mulheres que estão fazendo a diferença no empreendedorismo.

O que é ser uma Mulher de Negócios de sucesso?

Qualquer mulher que toma a iniciativa de abrir seu próprio negócio pode ser considerada uma Mulher de Negócios. Mas podemos ampliar ainda mais esse leque. Por exemplo, executivas e demais mulheres que ocupam cargos importantes em grandes empresas também são Mulheres de Negócios.

Nesse caso, mesmo não sendo as proprietárias das empresas, essas mulheres exercem um papel fundamental no crescimento e consolidação do negócio.

Ao longo dos anos, o Brasil viu muitas mulheres empreendedoras de susso, ocupando espaços que antes eram predominantemente masculinos. Felizmente, o empreendedorismo feminino ganhou força, especialmente por conta de ações como a Rede Mulher Empreendedora, idealizada por Ana Fontes.

Por outro lado, esse mercado está cada vez mais competitivo. Assim, ser uma Mulher de Negócios de sucesso vai exigir empenho e dedicação! E, antes das nossas valiosas dicas, vamos conhecer algumas mulheres que podem servir como exemplo para você

5 Mulheres de Negócios para você se inspirar

Quando falamos em empreendedorismo feminino, exemplos não faltam para você se inspirar! Confira 5 Mulheres de Negócios de sucesso e um resumo das suas incríveis histórias.

Ana Fontes

ana fontes rede mulher empreendedora

Como já citamos a Ana Fontes anteriormente, decidimos começar por ela. Ana é alagoana e trabalhou por 17 anos no mundo corporativo. Ele sempre conviveu com o preconceito e em ambientes tóxicos.

Em 2017, Ana criou um blog que foi o pontapé inicial para a Rede Mulher Empreendedora. Ela reúne muitas Mulheres de Negócios e tem como objetivo prestar uma assistência completa para empreendedoras de todo o Brasil.

Luiza Trajano

luiza trajano magalu 2

Luiza Trajano nasceu em Franca e, aos 18 anos, assumiu o controle da empresa da família. Porém, o negócio ainda era pequeno, atendendo apenas o público local. Mas, depois que ela assumiu os negócios, o Magazine Luiza ganhou destaque nacional e internacional.

Ela foi uma das pioneiras na implementação do conceito de lojas virtuais. Dessa forma, hoje, o Magazine Luiza é uma das maiores empresas do Brasil, com mais de 700 lojas. Luiza é presidente do conselho da rede. Ela dedica um valioso tempo para percorrer o Brasil e falar do empreendedorismo feminino.

Leila Pereira

leila pereira crefisa

No segmento esportivo, as mulheres também vêm ganhando espaço. Nesse sentido, Leila Pereira está quebrando paradigmas.

Nascida em Cambuci, Rio de Janeiro, Leila é empresária, advogada e jornalista. Porém, ganhou os holofotes após entrar para o meio do futebol. Presidente da Crefisa desde 2021, Leila se tornou a principal patrocinadora do Palmeiras e, posteriormente, virou presidente do clube.

Paola Carosella

paola carosella master chef

Provavelmente você já viu em algum momento Paola Carosella na TV. Ela ficou anos no reality culinário Master Chef. Mas a história de Paola vai muito além da sua participação no programa.

Ela, que nasceu em Buenos Aires, Argentina, e começou a cozinhar por contra própria aos 17 anos. Nos anos seguintes se especializou, e hoje é uma das maiores chefs de cozinha do mudo.

Atualmente é dona do restaurante Arturito, em São Paulo e de outros empreendimentos no seu país natal. Arturito é um dos restaurantes mais premiados do Brasil!

Chieko Aoki

chieko aoki blue tree

Chieko Aoki nasceu no Japão, mas hoje é uma das mulheres mais influentes do Brasil. Ela fundou a rede Blue Tree Hotels, em 1997, uma das maiores do nosso país.

São 22 hotéis e resorts em operação. Chieko também é muito atuante em ações que incentivam o empreendedorismo feminino. Um exemplo disso é sua participação no Grupo Mulheres do Brasil.

Poderíamos estender essa lista de Mulheres de Negócios e citar outras dezenas de mulheres de destaque no empreendedorismo brasileiro. Nomes como Leila Velez, Zica Assis, Juliana Mansur, Alcione Albanesi, Janete Vaz e Sandra Costa são mais alguns exemplos para você pesquisar e se inspirar!

8 dicas para se tornar uma Mulher de Negócios de sucesso

Antes de encerrar esse artigo, vamos ver algumas dicas de como se tornar uma Mulher de Negócios de sucesso.

Elabore um plano de negócios

O plano de negócios é essencial para qualquer tipo de negócio. Assim, o primeiro passo para se tornar uma Mulher de Negócios de sucesso é elaborar um plano de negócios completo.

Registre tudo o que você precisa para crescer no mercado de trabalho e faça projeções. É importante ter metas e objetivos claros a curto, médio e longo prazo. E vale ressaltar que não importa o tamanho do seu empreendimento, o plano de negócios sempre será relevante.

Cuida das suas finanças

Dê uma atenção especial às finanças. Saiba exatamente quanto você pode investir e o quanto pretende faturar em determinados períodos de tempo.

Direcione bem os recursos, evitando desperdício, mas, ao mesmo tempo, promovendo o crescimento da empresa. Se possível, modernize processos e invista em tecnologia.

Se inspire em outras mulheres

Busque inspiração em outras mulheres empreendedoras. Os exemplos que citamos aqui nesse artigo pode ser um marco inicial. Mas pesquise a história de outras mulheres e veja como ela conquistaram espaços que antes eram apenas dos homens.

Participe de iniciativas do seu segmento

Marque presença no universo do empreendedorismo. Para isso, participe de eventos e iniciativas relacionadas ao seu segmento de atuação.

Entrar em grupos também é algo interessante. Nesse sentido, observe com mais atenção iniciativas como a Rede Mulher Empreendedora, Grupo Mulheres do Brasil e as ações desenvolvidas pelo Sebrae.

Aposte no que você ama

Invista em uma área que você tenha completa afinidade. Assim, não medirá esforços para promover o crescimento da empresa. E perceberá que o desgaste será bem menor!

Divulgue a sua empresa

Conte para o mundo as suas ideias, iniciativas e ações no mundo do empreendedorismo feminino. Divulgue a sua empresa e mostre seus diferenciais para atrair um público cada vez mais fiel. Mostre entusiasmo e paixão por aquilo que faz.

Seja uma líder

Liderança é algo fundamental no empreendedorismo de maneira geral. Nesse caso, destacamos o que chamamos de “liderança saudável”. As pessoas que você irá comandar precisam se sentir bem e à vontade para compartilhar ideias, sensações e sentimentos.

Liderar uma equipe é muito mais do que apenas delegar tarefas. Obviamente isso é importante, mas a questão é muito mais abrangente. O principal objetivo de uma líder é guiar sua equipe para o sucesso!

Faça parcerias comerciais

Por fim, não tenha medo de fazer parcerias no mundo dos negócios. Se preferir, faça parcerias com outras mulheres empreendedoras. O importante é se conectar com pessoas que, de alguma forma, poderão agregar no seu negócio. Encontre empresas e parceiros afinados com sua ideia de negócio e filosofia de atuação nesse mercado.

Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo! Se ele te inspirou de alguma forma, então ficamos contentes! Não deixe de conferir os outros artigos aqui do blog!

Posts Relacionados Populares

Temos outros excelentes artigos pra você aproveitar, conhecer e aprender um pouco mais sobre o mundo do empreendedorismo, veja abaixo: