Tito’s Handmade Vodka: Conheça a incrível história

tito's handmade vodka austin texas

Quem é norte-americano, ou aprecia bebidas destiladas fortes, certamente conhece a Tito’s Handmade Vodka. O produto é líder de vendas no mercado de vodka dos EUA, com uma participação superior a 44%. Mas muitos não sabem a história incrível por trás dessa marca.

Ao contrário do que muitos pensam, a bebida não nasceu de uma indústria forte e consolidada, pronta para dominar o mercado. Idealizada por Bert Beveridge, também conhecido como Tito, a criação dessa vodka se deve à muito esforço e visão empreendedora.

Por isso, veja abaixo como a Tito’s Handmade Vodka surgiu e dominou o mercado. Mesmo não sendo tão popular aqui no Brasil, a criação dessa bebida é realmente inspiradora, e uma verdadeira lição de empreendedorismo.

Tito’s Handmade Vodka: como tudo começou

Bert Beveridge nasceu em Austin, no Texas, em 1962. Enquanto jovem, ele desenvolveu o hobby produzir vodka de forma artesanal. Mas sua formação e seus trabalhos iniciais em nada tinham a ver com essa área. De fato, sua formação era nas áreas de geologia e geofísica.

Depois de obter um diploma de ensino superior, Bert chegou a atuar nessas áreas e trabalhou por anos na indústria de petróleo. Com seu espírito empreendedor, não demorou até que fosse atrás de criar negócios na área. Porém, eles não deram certo.

Um dos principais motivos para os fracassos iniciais de Bert foi a crise do petróleo em 1990. Nessa época, ele aceitou o convite de um amigo para vender hipotecas imobiliárias. E foi nesse mesmo período que desenvolveu a sua ideia para fazer a Tito’s Handmade Vodka.

titos vodka served in copper cup

Certo dia, assistindo a um discurso motivacional na TV, ele chegou à conclusão de que precisava encontrar o equilíbrio entre o que gostava de fazer e o que era bom em fazer. E assim, Tito se voltou novamente para seu hobby de produzir vodkas com frutas e infusões. Mas agora, sua ideia era levá-lo a sério e encarar a oportunidade de empreender na área.

Primeiros passos rumo ao sucesso

Mesmo com formação acadêmica diferente da área que iria ingressar, Bert tinha conhecimento científico para produção de bebidas. Então, ele começou a usá-lo para aperfeiçoar sua receita de vodka caseira. Para isso, passou a usar matérias-primas como batata, centeio e trigo.

A partir de uma receita original nascia a Tito’s Handmade Vodka. Bert começou a buscar lojas para apresentar e tentar vender o produto. Mas o mercado de bebidas alcoólicas era dominado por várias marcas fortes, o que resultou em muitos nãos para ele.

No entanto, Tito não desistiu de seu objetivo. Seguindo o conselho do proprietário de um estabelecimento de bebidas alcoólicas, ele começou a fazer testes para trazer uma bebida mais suave, que agradasse o paladar do público feminino.

Os resultados começaram a se mostrar promissores, mas os desafios de Bert estavam longe de acabar. Por anos, até 1994, ele lutou contra a proibição de destilar bebidas no Texas, que fazia parte da lei estadual. Ele precisou encontrar uma brecha na constituição para poder operar. E depois de muito esforço, conseguiu licença legal para produzir sua vodka em 1995.

O próximo passo era tentar entrar em um mercado aparentemente inacessível. Bert apresentou sua proposta para muitos investidores, que em sua grande maioria achava arriscado injetar dinheiro na ideia dele. Mesmo assim, depois de muito tentar, o empreendedor finalmente obteve recursos suficientes para abrir sua primeira destilaria.

Tito’s Handmade Vodka ganha o mercado dos EUA

Assim que conseguiu abrir sua empresa, Bert investiu todo o dinheiro que tinha (e que não tinha) em sua ideia. Ele usou 19 cartões de crédito para conseguir um empréstimo de cerca de 90 mil dólares para iniciar sua produção em massa. Agora era tudo ou nada.

Acontece que o empresário sabia do potencial da Tito’s Handmade Vodka. Mesmo assim, sua primeira caixa de bebidas foi vendida apenas dois anos depois do surgimento da empresa. Isso seria o suficiente para desmotivar a maioria das pessoas, menos Bert.

Nos anos seguintes, ele lutou com tudo para destacar sua marca no mercado. E mesmo tendo prejuízos e números negativos, começou a ver resultados nas vendas de forma progressiva. E assim, oito anos depois de fundar a empresa, Tito finalmente viu seu caixa sair do negativo.

Foi somente no ano de 2001 que a Tito’s Handmade Vodka começou a trazer o lucro que seu idealizador esperava. Neste ano, Bert ganhou a competição mundial de vodkas, realizada em São Francisco nos EUA. O resultado fez todas as atenções se voltarem para seu produto.

Isso comprovou que a qualidade de sua vodka era inegavelmente superior, e fez seu negócio escalar inúmeras vezes. Atualmente, a fortuna de Bert é estimada em mais de 6,1 bilhões de dólares, algo que jamais conseguiria se não tivesse acreditado no potencial de sua vodka.

Uma verdadeira lição de vida

Graças aos seus esforços, Bert abriu a primeira e mais antiga destilaria em funcionamento do estado do Texas. E durante os anos que seu caixa ficou no negativo, o empreendedor fez de tudo para mudar nesse cenário. Ele trabalhou dia e noite para se estabelecer no mercado.

Inclusive, Tito já afirmou que chegou a dormir em um sofá e no chão para economizar e se focar no que realmente importava. Ele manteve a fábrica de pé com muito esforço, usando seus empréstimos e acreditando que conseguiria alcançar o sucesso.

Acontece que, de fato, Bert criou um produto diferenciado. Sua vodka é destilada seis vezes em alambiques de cobre, conferindo a ela qualidade excepcional. Além disso, desde o início esse produto mantém um padrão de qualidade com sabor suave e consistente. E claro, tudo aliado a qualidade artesanal que marca a sua produção.

Dessa forma, o esforço de Bert e qualidade superior de seu produto são os principais motivos para seu sucesso. Aliás, sua popularização também se deve muito ao marketing positivo que recebeu dos clientes. Até hoje, cada lote do produto é testado individualmente para garantir que atendam aos padrões de qualidade que o diferenciam.

Tito’s Handmade Vodka: considerações finais

A história de Bert (Tito) Beveridge, mostra o poder que uma boa ideia e o trabalho duro tem. Hoje a Tito’s Handmade Vodka é uma marca que também está envolvida em filantropia e várias causas sociais, o que torna o seu sucesso ainda mais significativo.

A verdade é que fatores como inovação, perseverança e planejamento estratégico fazem toda a diferença no empreendedorismo. E isso vale para qualquer setor, muito além do mercado de bebidas alcoólicas. Afinal de contas, sempre é possível se diferenciar, mesmo em um nicho que esteja aparentemente saturado.

Nesse sentido, a história de Bert é similar à de outro empreendedor: Manoj Barghava. Com uma estratégia de mercado inovadora, esse homem foi capaz de entrar no mercado de energéticos já dominado por grandes marcas e criar um produto único e milionário. Escrevemos sobre ele nesse artigo, que você pode acessar para conhecer essa outra história incrível.

Seja como for, pessoas com visão empreendedora e estratégica podem fazer história e fortuna em diferentes mercados. É claro que, assim como Bert, você também pode ter que fazer alguns sacrifícios no começo. Mas o sucesso da Tito’s Handmade Vodka é a prova de que qualquer esforço positivo vale a pena, e para isso basta que ele seja bem executado.

Posts Relacionados Populares

Temos outros excelentes artigos pra você aproveitar, conhecer e aprender um pouco mais sobre o mundo do empreendedorismo, veja abaixo: