Sorvetes: uma sobremesa deliciosa que pode ser sua inspiração na hora de empreender

sorvetes

Quem não gosta de sorvetes que atire a primeira pedra! Essa sobremesa faz sucesso entre pessoas de todas as idades. No Brasil então, a venda dela cresce ano a ano. Afinal de contas, vivemos em um país tropical. Além disso, as temperaturas vêm aumentando anualmente.

Assim, a saída encontrada por muitos brasileiros para se refrescar é curtir um sorvete geladinho em qualquer hora do dia. Dessa forma, esse segmento é uma excelente opção para novos empreendedores.

Se você deseja empreender e não sabe por onde começar, ou está em dúvida ao escolher sua área de atuação, preste atenção neste artigo. A seguir vamos ver porque investir em uma sorveteria é uma boa ideia.

E, mesmo que decida seguir outro caminho, esse artigo vai trazer histórias de sucesso sobre empreendedores para você se inspirar. Então, aproveite o artigo para abrir a mente para o empreendedorismo!

Por que empreender no ramo de sorvetes?

Essa é a primeira pergunta que deve ter vindo em sua mente ao se deparar com esse artigo. Já falamos no tópico anterior um pouco sobre isso.

Investir na fabricação, venda e distribuição de sorvetes é uma ideia inteligente, levando em conta a paixão que o brasileiro tem por essa sobremesa.

Mas, sendo mais específico, você sabia que o Brasil está no top 10 entre os países que mais consomem sorvete no mundo? É isso mesmo!

E alguns dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) comprovam isso. Segundo a ABIS, em 2022 esse segmento faturou 13 bilhões de reais. Além disso, foi responsável por 100 mil empregos diretos e 200 mil indiretos.

Ao todo, o Brasil conta com mais de 10 mil empresas desse nicho. Isso inclui fábricas, distribuidoras e locais de vendas.

Nesse sentido, o mercado de sorvetes está em franco crescimento e retomada após a crise causada pela pandemia.

Se você quer ficar por dentro de mais números e estatísticas sobre o segmento de sorvetes, indicamos este artigo do portal Food Connection.

Brasil se destaca nesse segmento no mundo todo

Se engana quem pensa que o mercado de sorvetes brasileiro não se destaca internacionalmente. Quer uma prova concreta sobre isso? O Brasil conta com duas das melhores sorveterias do mundo!

Vamos explicar bem essa história. O TasteAtlas é uma enciclopédia internacional que faz levantamentos sobre pratos e restaurantes do mundo todo.

Em 2023, a entidade elaborou uma lista com as 100 melhores sorveterias. E, pasmem, duas empresas brasileiras figuraram nessa lista. E olha só, a lista analisou sorveterias de países como Itália, Portugal, Estados Unidos, Canadá e França, entre outros.

Veja quais são essas empresas brasileiras:

  • Sorveteria da Ribeira – Salvador: fundada em 1931, seu diferencial é o sorvete de tapioca. Mas a empresa oferece mais de 60 opções de sorvetes. Saiba mais sobre esse empreendimento clicando aqui;
  • Sorveteria Cairu – Belém: fundada em 1964, ela entrou na lista por conta do seu saboroso sorvete de açaí. Ela se destaca ainda pelo uso de frutas nativas da Amazônia. Saiba mais sobre ela acessando esta reportagem do G1.
  • Uma tendência que tem tudo para cair nas graças do povo

Se você é um empreendedor que pensa no futuro, deve ficar atento às tendências que vêm ganhando espaço no mercado.

No caso do segmento de sorvetes, uma tendência ainda é pouco difundida, mas está crescendo aos poucos por aqui.

Estamos falando do sorvete na chapa, conhecido ainda como “Sorvete Tailandês” ou ainda “Sorvete de Rolo”. O sorvete na chapa leva esse nome pois é produzido em uma chapa fria diante dos clientes.

Ou seja, o sorvete “nasce” na hora, bem em frente aos olhos das pessoas. Depois de pronto, ele é servido em rolinhos, em uma casquinha ou em um recipiente plástico. Essa técnica veio da Tailândia, por isso o apelido de “Sorvete Tailandês”.

Hoje em dia existem várias empresas especializadas que comercializam máquinas modernas para a fabricação do sorvete na chapa.

Além disso, aqui vai mais uma dica. Sorvetes produzidos com ingredientes naturais, com menos gordura e conservantes são os mais procurados hoje em dia. Por isso empreendedores do ramo priorizam esse tipo de ingrediente na hora de fazer o sorvete na chapa.

Essa tendência surgiu primeiramente em São Paulo, mas está se espalhando pelo Brasil todo, abaixo destacamos pra você um curso completo de sorvete tailandes pra você empreender na sua cidade.

As maiores empresas de sorvete do Brasil

Para você se inspirar ainda mais, separamos abaixo as principais empresas de sorvetes do Brasil. São empreendimentos de sucesso que com certeza podem abrir seus horizontes em relação ao empreendedorismo.

Eskimó Picolés e Sorvetes

A Eskimó é a maior fabricante de picolés da América Latina e uma das principais fabricantes de sorvete. Atuando há mais de 40 anos nesse segmento, a empresa aposta na tecnologia, automação e logística eficiente.

Dessa forma, ela conta com máquinas modernas e mais de 70 caminhões próprios para distribuir os sorvetes em todo o país.

A empresa foi fundada em 1981 pelo empresário Pedro Reis que é dono do negócio até os dias de hoje. Inicialmente, a Eskimó ocupava uma loja modesta de 200 metros quadrados, mas foi crescendo com o passar dos anos.

Froneri Distribuidora de Sorvetes

A Froneri é uma startup internacional que fincou raízes no Brasil. Ela também atua em outros 20 países.

Com mais de 100 anos de experiência, a Froneri ganhou destaque mundial a partir de 2016. Na época ela fez parcerias com marcas já consolidadas no mercado. Por exemplo, hoje a Froneri ostenta marcas como Nestlé, Fini, Lacta, Oreo, Garoto e KitKat.

Em 2022, a empresa cresceu mais de 23% na categoria take home, que são produtos para consumo em casa. Esse nicho (take home) pode ser uma boa alternativa para quem deseja empreender.

Chiquinho Sorvetes

A Chiquinho Sorvetes está na 24° posição no ranking das maiores franquias do país. Hoje ela é uma das maiores redes de sorveterias do Brasil.

A empresa surgiu em 1980 por meio de uma pequena sorveteria na cidade mineira de Frutal. A partir de 1984, a empresa começou a se expandir, se consolidando como uma das maiores sorveterias em 2010.

Hoje a Chiquinho Sorvetes conta com mais de 600 lojas em 25 estados brasileiros. E ela trabalha com franquias. Ou seja, você pode ser um franqueado da empresa!

Sorvetes Jundiá

A Sorvetes Jundiá é uma empresa que hoje conta com mais de 30 mil pontos de vendas e 80 sabores de sorvetes. Segundo seu site oficial, a empresa é atualmente a terceira maior marca de sorvetes do Brasil.

A marca surgiu em 1977 na cidade paulista de Jundiaí. No começo, era uma pequena fábrica de sorvetes, mas se tornou referência no segmento a partir de 1991, quando a marca foi revitalizada.

Kibon – Unilever Sorvetes

Fechando a lista com uma tradicional marca de sorvetes: a Kibon. Presente em território brasileiro há mais de 80 anos, a Kibon pertence a Unilever Brasil.

A Unilever é uma multinacional britânica fundada em 1929 no Reino Unido. Ela é considerada a terceira maior empresas de bens de consumo do mundo. No ramo de sorvetes, não fica para trás e se destaca principalmente pela marca Kibon.

Então, curtiu esses exemplos de empresas de sorvetes para você se inspirar? Todas elas possuem algo em comum: foram construídas a partir de um sonho e com muito trabalho. Afinal, o empreendedorismo é isso: a união entre um sonho e bastante dedicação para torná-lo realidade!

Então, curtiu esses exemplos de empresas de sorvetes para você se inspirar? Todas elas possuem algo em comum: foram construídas a partir de um sonho e com muito trabalho. Afinal, o empreendedorismo é isso: a união entre um sonho e bastante dedicação para torná-lo realidade!

One thought on “Sorvetes: uma sobremesa deliciosa que pode ser sua inspiração na hora de empreender

Comments are closed.

Posts Relacionados Populares

Temos outros excelentes artigos pra você aproveitar, conhecer e aprender um pouco mais sobre o mundo do empreendedorismo, veja abaixo: