Sorvete importado da vaquinha: a história por trás dessa delícia

Você já ouviu falar no sorvete importado da vaquinha? Talvez já tenha até experimentado essa iguaria, pois ela está fazendo muito sucesso no mundo todo, inclusive aqui no Brasil.

O sorvete da vaquinha é um produto da empresa americana Ben&Jerry’s. E sua popularidade está diretamente relacionada com a história de sucesso da empresa.

Assim, temos aqui um ótimo exemplo de empreendedorismo. E, se você acessar o site da empresa, por exemplo, poderá ver com os próprios olhos tudo o que ela representa.

Desse modo, hoje falaremos mais a respeito do sorvete importado da vaquinha e como você pode se inspirar na Ben&Jerry’s para seu negócio.

A história do sorvete importado da vaquinha

A história desse magnífico sorvete iniciou lá em 1978, em Burlington, cidade mais populosa do estado americano de Vermont. E agora você vai entender o significado do nome da empresa.

Afinal, ela foi fundada por dois homens: Ben Cohen e Jerry Greenfield. Os empreendedores tinham apenas 12 mil dólares para investir em algo, sendo que 4 mil eram emprestados!

Dessa forma, eles decidiram ser ousados: investiram todo o dinheiro para abrir uma sorveteria em um posto de gasolina abandonado. O posto, claro, foi totalmente reformado, assim sendo estava surgindo a Ben&Jerry’s.

Ben&Jerry’s – Posto de gasolina reformado, Burlington, Vermont – USA, 1979

Mas agora você pode estar pensando: “eles entendiam alguma coisa de sorvetes?”. A resposta é NÂO! Tanto Ben, como Jerry não faziam ideia de como produzir sorvetes. Mas eles tinham muita vontade de aprender!

Então, os dois fizeram um curso por correspondência sobre fabricação de sorvetes. Esse curso custou, na época, apenas 5 dólares!

A inteligência e perspicácia de Ben e Jerry

Em 1979, no aniversário de 1 ano da sorveteria, os empreendedores tiveram uma ideia que se tornaria a marca do negócio. Eles promoveram o Dia da Casquinha Gratuita. Ou seja, anualmente milhares de delícias geladas são distribuídas de graça para o público.

E isso se tornou uma tradição, permanecendo em vigor até os dias de hoje em sorveterias da empresa por todo o mundo.

Com essa estratégia de mestre e sabendo administrar um negócio, não demorou muito para a Ben&Jerry’s crescer. Assim, em 1980, eles começaram a produzir potes maiores de sorvetes, distribuindo para mercados e outras empresas do ramo.

A marca começava a se consolidar entre o público americano. No início, Ben e Jerry tinham apenas uma simples van, que utilizavam para a distribuição dos sorvetes.

Mas, no ano seguinte, em 1981, surgiu a primeira franquia da Ben&Jerry’s, em Shelburne, Vermont. A partir daí, a empresa só cresceu e novas franquias foram surgindo, “dominando” os Estados Unidos.

O crescimento era tão grande que, em 1982, parte do antigo posto de gasolina precisou ser demolido para dar lugar a um estacionamento.

Mas e a vaquinha?

Bom, a vaquinha sempre foi um símbolo da Ben&Jerry’s. Ela foi inserida aos poucos nos rótulos e ações de marketing da empresa. A ideia era sempre mostrar uma vaca feliz em sua fazenda e com isso também mostrar que os produtos da empresa não prejudicavam os animais nem tampouco o meio ambiente.

Cowmobile, trailer modificado – Ben&Jerry’s

Em 1986, por exemplo, a Ben&Jerry’s lançou um trailer modificado. Ele era apenas para distribuir casquinhas de graça em vários estados. Essa ação de marketing foi um sucesso. O trailer era pintado com cores do campo e tinha estampado na lateral uma vaquinha.

Após percorrer várias localidades, no retorno, o trailer pegou fogo e foi completamente destruído. Mas isso não abalou Ben e Jerry, afinal, todos os empreendedores passam por momentos de dificuldades.

A marca e sua preocupação com as causas sociais

A Ben&Jerry’s nunca pensou apenas no lucro. Além de produzir produtos deliciosos, com destaque para o sorvete importado da vaquinha, ela sempre foi muito preocupada com as questões sociais e do meio ambiente.

Diante disso em 1985, por exemplo, cerca de 7 anos apenas da sua fundação, a empresa criou a fundação Ben&Jerry’s. Assim, cerca de 7,5% de TODO o lucro da empresa é destinado para projetos sociais.

Em relação aos ingredientes e métodos de produção, a empresa também sempre esteve à frente dos concorrentes. Em 1989, a Ben&Jerry’s se manifestou contra o Hormônio Recombinante de Crescimento Bovino (rBGH).

Desse modo, ela ressaltou a valorização de produtos naturais e a contrariedade em ações de explorações agrícolas familiares.

Na década de 90, os potes de sorvetes da empresa passaram a propagar a mensagem “Apoia a Farm Aid”. A Farm Aid é uma organização que tem como principal objetivo manter famílias de produtores agrícolas em suas terras.

Ben&Jerry’s começa a ganhar o mundo

O sorvete importado da vaquinha ganhou o mundo a partir de 1994, quando passou a ser vendido no Reino Unido. Aumentando consideravelmente seu público e com isso a empresa começou a variar suas fórmulas.

Nessa época surgiram os sorvetes sem gordura, sem lactose e sem colesterol. Perceba que estamos falando da década de 90! Ou seja, podemos considerar a Ben&Jerry’s uma visionária em termos de alimentação saudável.

Depois de chegar no Reino Unido, a empesa se internacionalizou de vez! Com o passar dos anos, os sorvetes importados da vaquinha chegaram em outros países, incluindo o Brasil.

Aliás, por aqui a marca chegou de fato em 2014, por meio de uma loja própria em São Paulo. Hoje, esta está presente em vários estados brasileiros. E, a cada nova inauguração, a Ben&Jerry’s oferece sorvetes de graça para o público!

Vale ressaltar que, mesmo com o crescimento gigantesco da marca, a empresa não deixou de lado seus valores. Em 2013, por exemplo, ela fez uma campanha pública contra o uso de ingredientes geneticamente modificados em produtos alimentícios.

Mais sobre o sorvete importado da vaquinha

Agora vamos falar um pouco mais sobre o sorvete importado da vaquinha. Veja os principais sabores que atualmente são disponibilizados nas sorveterias da marca:

  • Half Baked: é a mais recente novidade, reúne chocolate, baunilha, com pedaços de bolo e massa de biscoito de chocolate;
  • Crush Gateau Core: sabor predominantemente de baunilha, com recheio cremoso de chocolate;
  • Doce Deleite Core: sabor de doce de leite com chocolate e recheio cremoso;
  • Chocolate Fudge Brownie: sorvete de chocolate com os tradicionais brownies;
  • Phish Food: sorvete de chocolate com marshmallow, calda de caramelo e flocos em formato de peixe;
  • Strawberry Cheesecake: sorvete cheesecake com morando, calda e pedaços de biscoito;
  • Triple Caramel Chunk: sorvete com caramelo, calda de caramelo e flocos de… caramelo.

Se você quer saber mais sobre esses sorvetes, indico acessar o site do sorvete importado da vaquinha. Além disso, você, como empreendedor, pode se inspirar pois o site é muito completo e ótimo de navegar.

Curiosidades sobre a Ben&Jerry’s

Para encerrar, separei aqui algumas curiosidades da Ben&Jerry’s:

  • Atualmente a marca pertence a empresa Unilever, uma multinacional britânica com sede em Londres no entanto, a Ben&Jerry’s possui total independência e conta com um conselho administrativo próprio;
  • No site da marca é possível encontrar uma brincadeira super divertida chamada “O Sorvete Mais Netflix do Pedaço”;
  • A empresa conta com um “Cemitério de Sorvete”. Ele consiste em uma espécie de “memorial” em seu site. Lá estão todos os sabores que já não existem mais;
  • Em 2009, a Ben&Jerry’s organizou um concurso para o próprio público criar seus sabores de sorvete;
  • Além disso, em 2001, a empresa lançou um documentário sobre pessoas comuns que fazem coisas boas para suas comunidades.
  • O site da empresa está no ar desde 1995;
  • Por fim, a empresa também conviveu com algumas polêmicas. Na época decidiu deixar de vender seus sorvetes em áreas de conflito no Oriente Médio.

Então, a Ben&Jerry’s é uma empresa que não passa despercebida em nenhum momento. O tradicional sorvete importado da vaquinha é um dos preferidos atualmente dos brasileiros. E vale a pena você se inspirar na marca para crescer no mundo do empreendedorismo, leia nosso artigo sobre sorvetes para você estruturar seu negócio nesse segmento.

2 thoughts on “Sorvete importado da vaquinha: a história por trás dessa delícia

Comments are closed.

Posts Relacionados Populares

Temos outros excelentes artigos pra você aproveitar, conhecer e aprender um pouco mais sobre o mundo do empreendedorismo, veja abaixo: