Poupatempo: Entenda Sobre

agencia poupatempo piracicaba sp

Já ouviu falar no Poupatempo? Esse serviço foi implantado em 1997 no estado de São Paulo. Seu principal objetivo é facilitar o acesso a serviços e informações de utilidade pública.

As unidades do Poupatempo contam com parcerias com várias empresas e órgãos públicos. Assim, prestam um atendimento mais rápido e eficiente ao público.

Por exemplo, no Poupatempo a pessoa pode conseguir a segunda via de contas básicas, como luz e água, fazer acordos de pagamentos, emitir documento de identidade e até mesmo licenciar veículos.

Assim, são centenas de serviços reunidos em um só lugar, com o intuito de facilitar a vida da população. E é por isso que esse serviço tem o nome de “Poupatempo”.

Se você ficou interessado, continue por aqui e veja mais informações sobre o Poupatempo.

Serviços oferecidos pelo Poupatempo

O Poupatempo é um serviço disponível principalmente no estado de São Paulo. E apenas no primeiro semestre de 2023, 21 novas unidades foram criadas. Mas outros estados brasileiros possuem serviços semelhantes.

Em Minas Gerais, por exemplo, há o serviço de Unidades de Atendimento Integrado (UAI). No Rio Grande do Sul, há o Tudo Fácil, e assim por diante. Mas aqui neste artigo vamos falar apenas do Poupatempo. Nesse sentido, veja os principais serviços oferecidos pelas suas unidades.

Água, esgoto e meio ambiente

Atendimento de água e esgoto dos imóveis, aviso de vazamentos, segundas vias de contas, acordos de contas atrasadas, emissão de documentos e atestados de rede de água e esgoto, entre outros.

Documentos pessoais

Emitir RG, CPF, título de eleitor, obter segundas vidas, carteira de vacinação da Covid-19, carteira de trabalho e obter a Ciptea. Esta é a Carteira de Identificação da Pessoa com Espectro Autista.

Educação

Realizar matrículas na escola básica, obter carteirinha de estudante, solicitar emissão de atestados e certificados de exames como ENEM, ENCCEJA e EJA. Além disso, consultar número de registro do aluno, etc.

Imposto e empresas

Emitir documentos empresariais, acertar dívidas ativas em âmbito estadual, consultar e pagar impostos e taxas, alterações e atualizações na situação cadastral de empresas, abrir CNPJ, parcelar débitos de DAS do MEI no Sebrae, entre outros.

Direitos e cidadania

Cadastro no site gov.br, recuperação de senha, reclamações no Procon, registro de manifestações no Poupatempo. Além disso, consulta dos direitos do consumidor, entrada de ações cíveis, orientações jurídicas, consulta de processos, acompanhamento de reconhecimento de paternidade, denúncias, etc.

Moradia e serviços sociais

Contas e acordos envolvendo imóveis, serviços de assistência social, desbloqueio do cartão Bolsa do Povo. E também atualizações cadastrais em programas sociais, quitar financiamentos de imóveis, etc.

Trabalho e aposentadoria

Cadastro previdenciário, solicitar seguro-desemprego, solicitar certidões negativas, como a Certidão Negativa de Débito. Além disso, emitir de declaração de aposentadoria, cadastrar currículo, obter segunda vida de carteira de trabalho, consultar registros profissionais, e assim por diante.

CNH, veículos e transporte

Consulta de CNH e outros documentos, pesquisas sobre veículos, documentos para compra e venda de veículos, registro e baixa de veículos, consulta e quitação de infrações e multas, consulta de IPVA e emissão de guias de pagamentos de anos anteriores, serviços envolvendo também o transporte público, entre outros.

Tem como ir no Poupatempo sem agendar?

O Poupatempo é um serviço que exige agendamento prévio! Portanto, antes de ir até uma unidade, você terá que fazer um agendamento por meio dos canais oficiais da instituição. Mas, se foi ao local sem horário agendado, pode fazer o agendamento lá mesmo, por meio de totens de autoatendimento. Assim, os canais para marcar um horário de atendimento são:

  • Portal do Poupatempo (https://www.poupatempo.sp.gov.br/);
  • Aplicativo Poupatempo Digital;
  • WhatsApp: (11) 95220-2974;
  • Telefone 0300-8471998 (para telefone fixo do interior e do litoral de São Paulo);
  • Ou, como destacamos acima, por meio dos totens de autoatendimento disponibilizados nas unidades físicas Poupatempo.

Vale ressaltar que o agendamento é fundamental para atendimentos presenciais e é intransferível. Ou seja, você deve agendar um horário utilizando seus dados pessoais e ele não pode ser transferido para outra pessoa.

Por outro lado, muitos serviços e situações podem ser resolvidas diretamente pelo aplicativo do Poupatempo. Isso sem a necessidade de ir até uma unidade. Segunda vias de contas e consultas, por exemplo, são serviços que geralmente podem ser feitos de forma totalmente online. Tudo por meio dos canais de atendimento automatizados do Poupatempo.

Poupatempo digital

O Poupatempo Digital é o app do Poupatempo para seu celular. Por meio dele, você pode acessar vários serviços sem precisar ir até uma unidade de atendimento. O app está disponível para celulares iOS e Android. Para começar a usar, basta fazer um cadastro.

Quem já tem cadastro no site do Poupatempo, pode utilizar o mesmo login e senha. Pelo aplicativo Poupatempo Digital, o usuário consegue acessar serviços como:

  • Atestado de Antecedentes Criminais;
  • Serviços da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo);
  • Serviços da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo);
  • Serviços de educação;
  • Emissão de boletos e certidões municipais;
  • Solicitação de segunda via e renovação de CNH;
  • Certidão de Prontuário;
  • Consulta de Pontos;
  • Carteira de Vacinação Covid-19;
  • Entre outros.

Como vimos, o app do Poupatempo pode “poupar” idas desnecessárias às unidades físicas da instituição. Assim, você pode resolver vários problemas diretamente pelo aplicativo, sem sair de casa e com mais agilidade.

poupatempo itaquera sp

Como tirar segunda via de RG no Poupatempo?

Entre os serviços mais procurados no Poupatempo, está a emissão de RG, seja primeira ou segunda via. Nesse caso, cabe ressaltar que esse serviço, assim como os outros presenciais, necessita de agendamento prévio. Faça isso nos canais oficiais de atendimento.

Dessa forma, compareça na unidade do Poupatempo na data e horário agendado. No caso de ser a primeira via, a emissão é gratuita e a pessoa pode escolher receber o RG em casa pelos Correios. Nesse caso, há um custo de envio de R$9,09. Os documentos necessários são:

  • Certidão original de nascimento ou casamento;
  • Ou cópia autenticada da certidão;
  • Cópia simples da certidão.

A foto 3×4 para o RG é tirada na hora, no momento do atendimento. Menores de 16 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. Este deve apresentar documento de identificação. Ou devem ir ao Poupatempo com uma autorização assinada pelo responsável, disponível neste link.

Já para a emissão da segunda via, há uma taxa a ser paga de R$51,39. A taxa pode ser paga via PIX, boleto ou cartão (débito ou crédito). Mulheres com mais de 60 anos e homens com mais de 65 não precisam pagam a taxa da segunda via.

Pessoas que se declaram pobres com base na lei 7115/83 e desempregados há mais de três meses também podem ter isenção nessa taxa.

Poupatempo: considerações finais

O Poupatempo é um órgão que conta ainda com centenas de outros serviços, além dos que citamos ao longo deste artigo. Se tiver dúvidas, acesse o site ou entre em contato diretamente com a equipe de uma das unidades Poupatempo.

De qualquer forma, esse serviço facilita a vida de milhões de pessoas diariamente no estado de São Paulo. Moradores do interior, por exemplo, têm acesso a uma gama enorme de serviços em um só lugar. E sem precisa se deslocar para o centro.

O Poupatempo Digital é outra ferramenta que agilizou ainda mais os atendimentos. Ele evita longas filas nas unidades e disponibilizando muitos serviços gratuitos.

Por conta do sucesso do Poupatempo, outros estados também criaram serviços parecidos. E essa modalidade de atendimento está se espalhando por todo o Brasil.

Enfim, o Poupatempo é um bom exemplo de empreendedorismo no setor público que visa auxiliar o cidadão e desburocratizar processos, se você gosta de empreendedorismo e artigos relacionados sobre o tema, não deixe de acessar nosso blog e ficar totalmente por dentro de tudo que acontece nesse meio.

Posts Relacionados Populares

Temos outros excelentes artigos pra você aproveitar, conhecer e aprender um pouco mais sobre o mundo do empreendedorismo, veja abaixo: