Por que o empreendedorismo digital tem tido tanto destaque e de que forma ele impacta sua empresa?

Empreendedorismo Digital, pensamento criativo nos negócios

O empreendedorismo digital não mais apenas um sinal dos tempos. Trata-se de uma realidade que já está consolidada na maioria dos nichos e segmentos. Inclusive, já mostramos que esta é uma das maiores tendências atuais para quem deseja empreender.

Mas por que exatamente o empreendedorismo digital tem tido tanta importância? Hoje vamos analisar mais a fundo essa área e todas as suas particularidades. Entenda porque o uso de seus recursos, como a internet e as tecnologias de comunicação são tão importantes.

Não importa o tamanho de sua empresa ou a área em que você atua, essa é uma tendência para o empreendedorismo que veio para ficar. Assim sendo, veja mais informações a respeito dele a seguir. Além disso, veja como aplica-lo em seu negócio.

Um breve apanhado sobre o empreendedorismo digital

A primeira, esta forma de empreender se baseia em construir um negócio que funciona de forma totalmente digital. Mas a verdade é que ela vai muito além disso, já que pode envolver vários tipos de produtos e serviços, físicos e também digitais.

Nesse sentido, o empreendedorismo digital se baseia sobretudo em oferecer diferentes tipos de solução para seu público-alvo sobretudo virtualmente. Assim sendo, veja algumas das principais a seguir.

Informações e conhecimento 

Uma das principais mercadorias do empreendedorismo digital é esse tipo de conteúdo. Aqui se destacam plataformas de cursos online, venda de materiais ricos ou espaços online para determinados assuntos. Nesse sentido, podemos destacar blogs e canais de YouTube de fundo informativo ou educacional, por exemplo.

Serviços de entretenimento

Você usa algum serviço de streaming? Saiba que esse produto também é um dos carros-chefes do empreendedorismo digital. Plataformas de música, filmes e séries por exemplo, estão nessa categoria. Além disso, serviços em nuvem como o de games também se destacam.

Infoprodutos

Já faz algum tempo que esse tipo de item está consolidado em termos de popularidade. E ele vai muito além de vídeos, e-books e mercadorias virtuais. Isso porque, softwares e aplicativos diversos também fazem parte dessa categoria. Aliás, esse nicho específico movimenta bilhões em todo o Brasil e também no mundo.

Produtos e serviços vendidos digitalmente

Por fim, não podemos esquecer dos negócios que vendem produtos físicos, mas funcionam de forma totalmente digital. Agências digitais, E-commerce, serviços de dropshipping e plataformas de atendimento ao cliente são alguns dos principais exemplos nesse sentido.

Mas como adotar o empreendedorismo digital em sua empresa?

Suponhamos que você tem um negócio já consolidado, mas ele não se enquadra em nenhuma das categorias acima. Saiba que isso não é um impeditivo para adotar o empreendedorismo digital em sua empresa. Inclusive, ele pode ser um grande aliado para aumentar seus negócios.

Mas é claro que, para aproveitar suas oportunidades, você precisa estar ciente de algumas das principais diretrizes dessa forma de empreender. Nesse sentido se destacam:

  • Criar uma forte presença digital – você pode investir em site, blog e redes sociais para a sua empresa. Inclusive, dependendo da mercadoria vendida por ela, usar recursos como fotos e vídeos pode ser uma ótima alternativa;
  • Uso de softwares e aplicativos – algo que costuma dar muito certo é facilitar a vida e a rotina de seus clientes. Para isso, softwares e aplicativos que os ajudem a ter acesso aos produtos e serviços de sua empresa fará toda a diferença;
  • Distribuição de informações relevantes aos clientes – o empreendedorismo digital de sucesso depende muito do marketing digital e de conteúdo. Dessa forma, trazer dicas e informações de seus produtos e serviços por esse meio é muito importante.

Provavelmente, você já deve ter ouvido que dados e informações estão entre os bens de maior valor na atualidade. E isso é verdade, sobretudo quando se trata do empreendedorismo digital. Afinal de contas, não basta mais comprar e vender. É preciso entender conhecer seus clientes, entender seus problemas e oferecer soluções para eles.

Omnichannel: um tópico a parte

Você já ouviu falar na integração Omnichannel? Esta é uma estratégia do empreendedorismo digital, da qual toda e qualquer empresa pode se beneficiar. Isto porque ela consiste em integrar canais de comunicação físicos e digitais para melhorar a experiência de seus clientes.

Nesse sentido, sua empresa pode dividir o atendimento de forma física e virtual, com a mesma eficiência. Por exemplo, você pode vender determinado produto por seu site, redes sociais ou WhatsApp. Mas o cliente pode retirá-lo ou resolver qualquer problema em uma loja física.

Este método se configura em uma evolução em relação ao chamado Multichannel. Nesse sentido, a empresa escolhe poucos meios a plataformas para consolidar sua presença digital. E no Omnichannel, as possibilidades são muito mais amplas.

Agora, para ter sucesso adotando essa estratégia, você precisa ter alguns aspectos em mente. Em primeiro lugar, é preciso contar com profissionais especializados para administrar todas as plataformas digitais de atendimento ao cliente.

Além disso, também é indispensável contar com boas ferramentas de gestão e automatização. Os famosos bots tem uma importância fundamental aqui. Afinal de contas, clientes podem entrar em contato com sua loja 24 horas por dia 7 dias por semana. E serem atendidos na hora em que fazem isso é um grande diferencial.

Assim sendo, adotar as estratégias de um canal Omnichannel, junto com as soluções apontadas acima, terá um grande impacto positivo na sua empresa. É o empreendedorismo digital que vai acabar dando certo na prática.

Benefícios do empreendedorismo digital

Seja você um empresário de determinado nicho, ou alguém interessado em entrar no empreendedorismo digital, essa área traz várias vantagens. Para começar, considere o estudo feito em 2021 pela TIC Domicílios. Sua pesquisa revelou que 82% dos brasileiros tem acesso à internet. E desde então, com certeza esse número já aumentou.

Assim sendo, os benefícios da adoção ou entrada no empreendedorismo digital são inúmeros. Entre eles se destacam, por exemplo:

  • Investimento inicial bastante baixo e custos operacionais mínimos;
  • Possibilidade de alcançar um grande número de clientes, seja qual for o seu nicho;
  • Alta demanda no mercado, com a crescente aquisição de produtos e serviços online;
  • Possibilidade de flexibilizar os horários e a rotina de sua empresa de forma geral;
  • E claro, maior alcance de sua marca e acesso a vários recursos para se destacar.

Esta é uma tendência que vai acabar fazendo parte da maioria dos negócios, tanto físicos quanto digitais. Portanto, considerar essa forma de empreender é abraçar uma das maiores e mais completas formas de administrar negócios na atualidade.

Considerações finais sobre o tema

Talvez você nem tenha percebido antes de ler esse artigo o quanto o empreendedorismo digital faz parte de nossa realidade. Inclusive, há vários profissionais de sucesso que trabalham apenas dessa forma, garantindo excelente retorno financeiro.

E mais do que isso, podem dar asas para a sua criatividade e trabalhar com aquilo que amam de forma eficiente. Por esses e outros motivos, essa forma de empreender tem tido cada vez mais destaque e tomado conta de diferentes segmentos empresariais.

Assim sendo, vale a pena considerar suas possibilidades e trabalhar para entrar nela. Ou caso sua empresa já esteja consolidada, instituir suas diretrizes para obter melhores resultados. Com certeza os resultados serão muito satisfatórios. Afinal de contas, o empreendedorismo digital vai te permitir ter contato com mais clientes, fechar mais negócios, aumentar seus lucros e o alcance de sua marca. Por isso, não deixe de considerar essa possibilidade.

Posts Relacionados Populares

Temos outros excelentes artigos pra você aproveitar, conhecer e aprender um pouco mais sobre o mundo do empreendedorismo, veja abaixo: