O que é o funil de vendas? Como funciona, suas etapas, importância e benefícios!

funil de vendas desenho

Na área do marketing, um conceito muito importante vem ganhando cada vez mais destaque. Estamos falando do funil de vendas. Provavelmente você já deve ter ouvido esse termo.

Mas, na prática, o que ele significa? E como aplicá-lo para o sucesso do seu negócio? Então, no artigo de hoje vamos te explicar tudo sobre funil de vendas. Veja como ele funciona, quais as etapas e os benefícios para sua empresa.

O que é o funil de vendas?

O processo de vendas de qualquer empresa é mais complexo do que imaginamos. Há diversas etapas que têm um objetivo final: o fechamento de um negócio.

Assim, o funil de vendas representa todo esse processo. Ele abrange o momento em que o cliente entra em contato com o produto pela primeira vez até a compra.

Mas por que o nome de funil de vendas? Para você compreender melhor, imagine um funil. Esse acessório possui duas extremidades. O topo consiste em uma abertura grande que é por onde o líquido entra.

No final, temos uma abertura bem menor. E, conforme o líquido vai passando pelo funil, as paredes dele vão ficando mais estreitas.

Agora imagine um funil no marketing. O seu topo representa o primeiro contato do cliente ao seu produto/serviço. Conforme vai amadurecendo a ideia da compra, o funil vai estreitando. E, quando o cliente chega no final do funil, significa que ele está pronto para concretizar a compra.  

Quais são as etapas do funil de vendas? (Topo, meio e fundo)           

São 3 etapas que abrangem o funil de vendas. Vamos ver quais são elas.             

Topo

É o primeiro contato do cliente com o produto. Ou seja, o momento que chamamos de prospecção ou ainda qualificação dos leads.

Aqui nessa etapa o cliente se dá conta de que realmente precisa do produto da sua empresa. Assim, ele tem uma necessidade (problema) e vai atrás de soluções. Por isso ele acaba se deparando com várias empresas de determinado segmento.

Nesse sentido, as estratégias de marketing precisam ser assertivas para atrair a atenção do cliente. Afinal, ele terá muitas opções para escolher.    

Meio  

O meio do funil é onde surge de fato uma oportunidade de venda. Se antes o cliente estava apenas observando seu produto, agora a ideia de compra está mais amadurecida.

Por isso, nessa etapa, a empresa precisa ser certeira para descobrir quais são suas necessidades. O cliente está convicto de que precisa de determinado produto. Mas ele ainda não está 100% decidido em relação à compra na sua empresa.

O grande desafio, nesse caso, é oferecer as melhores soluções para obter sua confiança. Essa etapa também é descrita como a etapa de qualificação, pois a oportunidade de venda será qualificada.

Fundo 

Chegamos na última etapa do funil de vendas. O fundo do funil é onde a negociação se torna real. Sua empresa vai transformar a pessoa interessada no seu produto em clientes de fato.

Até agora o indivíduo era apenas uma pessoa curiosa a respeito da sua empresa. Mas, depois de passar pelo fundo do funil, ela será um cliente!

Cabe a você disponibilizar a melhor experiência de compra possível para o cliente, com o objetivo de fidelizá-lo.

Jornada de compra

A jornada de compra consiste em um outro conceito relacionado ao funil de vendas. Como o nome já diz, ela consiste na experiência do cliente até o momento da compra. Dessa forma, esse processo se divide em 4 etapas:

  • Descoberta e aprendizado: o cliente ainda não é um cliente, pois não descobriu exatamente o que está procurando. O objetivo das ações de marketing de qualquer empresa é despertar o interesse das pessoas, criando assim a oportunidade de negócio;
  • Identificação do problema: a pessoa reconhece que tem um problema e começa a pesquisar possíveis soluções para ele;
  • Busca pela solução: após encontrar algumas alternativas para a resolução do problema, o indivíduo analisa de forma mais específica uma por uma para encontrar a melhor alternativa;
  • Decisão de compra: por fim, aqui a pessoa vai escolher o que comprar e, principalmente, onde comprar.           

Como funciona o funil de vendas?           

O funil de vendas funciona como um processo de transformação. Ele visa tornar possíveis clientes em clientes fiéis.

Como explicamos ao longo do artigo, esse processo envolve uma série de etapas que devem ser cumpridas. E isso varia dependendo da pessoa e das estratégias de marketing da empresa.

Qual a importância do funil de vendas?  

Esse processo é essencial para o setor de marketing de qualquer empresa. Muitas vezes ele é colocado em prática sem nem mesmo o empreendedor perceber isso.

Mas o funil de vendas não serve apenas para vender mais. Ele serve, acima de tudo, para a empresa conseguir identificar falhas e melhorar a jornada de compra do cliente.

Dessa forma, haverá muito mais chance de o cliente voltar a fazer negócio com você. Além disso, será possível identificar pontos a serem aperfeiçoados nos produtos e também nas estratégias de marketing.

Quais os benefícios do funil de vendas?  

Levando em conta a importância do funil de vendas, que destacamos no tópico anterior, confira os benefícios desse processo para sua empresa:

  • Resultados mais previsíveis: o departamento de marketing da empresa vai conseguir entender o comportamento do público-alvo. Além disso, poderá saber quantas pessoas precisam estar no topo do funil para o sucesso nas vendas. Com isso, os profissionais de marketing poderão prever os resultados das estratégias;
  • Muitas oportunidades: sua empresa terá muito mais oportunidades de vendas, viabilizando a “lapidação” de possíveis clientes, tornando-os fiéis aos seus produtos;
  • Aperfeiçoamento da jornada de compra: o cliente se sentirá mais acolhido e à vontade durante todo o processo de compra. Isso resultará em uma jornada mais satisfatória e prazerosa. Sua empresa abrirá as portas para o retorno do cliente;
  • Melhora dos produtos: com o funil de vendas, será possível identificar falhas e os pontos negativos dos produtos. Assim, a empresa poderá aperfeiçoar as mercadorias e as estratégias de marketing;
  • Aumento da produtividade: isso ocorre porque toda a equipe saberá exatamente quais etapas seguir dentro do funil de vendas. Cada colaborador terá plena noção das suas atribuições. E isso vai melhorar a questão da produtividade deles.
compras conversao funil de venda

Dicas para usar o funil de vendas na empresa

Para encerrar, confira algumas dicas para usar o funil de vendas na sua empresa:

  • Descubra as necessidades do seu público e seus comportamentos na hora de buscar uma solução para os problemas;
  • Faça um mapeamento da jornada de compra. Identifique, por exemplo, como que o cliente tem acesso aos seus produtos (internet, anúncios pagos, rádio, televisão, marketing de afiliados…?);
  • Defina todas as etapas do funil de vendas de sua empresa. Trabalhe em conjunto com o departamento de marketing, mas reunindo profissionais de todos os setores;
  • Estipule metas e médio e longo prazo na hora de elaborar as estratégias. Leve em conta quantas pessoas você pretende atrair para o topo do funil e quantas espera manter até seu fundo;
  • Otimize alguns processos. Permita que sua equipe de marketing se dedique exclusivamente às ações mais relevantes para o sucesso das vendas.

Enfim, essas são algumas dicas de como usar o funil de vendas na sua empresa. E, por último, mais uma informação importante para você.

Segundo a empresa global de marketing RTB House, o consumidor acessa até 4 vezes um site antes de realizar uma compra online. E isso exige que as empresas desenvolvam campanhas assertivas e eficientes. Então, para ter sucesso, você precisa pensar na presença da sua empresa no mundo digital. Depois dessa dica final, que tal começar hoje mesmo a colocar em prática ou aperfeiçoar o funil de vendas do seu negócio? Ainda não tem um negócio? – Preparamos esse post pra você com dicas de filmes pra você se inspirar e criar o seu.

2 thoughts on “O que é o funil de vendas? Como funciona, suas etapas, importância e benefícios!

Comments are closed.

Posts Relacionados Populares

Temos outros excelentes artigos pra você aproveitar, conhecer e aprender um pouco mais sobre o mundo do empreendedorismo, veja abaixo: