Manoj Barghava: O revolucionário do mercado de energéticos

banoj barghava 5 hour energy

Talvez o nome de Manoj Barghava não lhe seja tão popular. Mas saiba que esse empresário indiano-americano foi responsável por revolucionar o mercado de energéticos. Tudo com uma estratégia simples e eficiente, capaz de desbancar seus maiores concorrentes.

Em uma área dominada por marcas como Red Bull e Monster, o fundador da Innovations Ventures LLC conseguiu emplacar sua própria bebida energética. Para isso, utilizou algumas técnicas e métodos simples, mas que fizeram toda a diferença. Ficou curioso com essa história? Então siga com a leitura e descubra mais sobre esse brilhante empreendedor.

Quem é Manoj Barghava?

Nascido no ano de 1953 em Lucknow, na Índia, Manoj sempre foi um garoto inteligente. Filho de um homem de negócios, ele se mudou com a família para a Filadélfia, EUA em 1967. Lá ele ganhou uma bolsa escolar de matemática para uma instituição de ensino de elite.

Em 1972, Barghava chegou a frequentar a universidade de Princeton por um ano. No entanto, diferentes objetivos de vida o levaram a voltar para a Índia, e durante um período de 12 anos ele viajava constantemente entre os dois países.

banoj barghava filantropo

Algo interessante nessa fase de sua vida é que ele viveu como monge no país indiano por vários anos. Isso despertou no empreendedor um forte senso de filantropia e amor ao próximo. Inclusive, trata-se de uma de suas características mais fortes até hoje.

Nesse período, o jovem trabalhou em diferentes empregos da área administrativa e de construção. Paralelamente, seu pai consolidou uma empresa de injeção plástica em New Haven, Indiana. Anos depois, Manoj Barghava começou a trabalhar nos negócios da família.

O começo de sua trajetória de sucesso

A partir de 1990, a companhia do pai de Manoj Barghava comprou uma empresa que produzia móveis para área externa. O jovem aprendia cada vez mais sobre o mundo dos negócios. Assim, passou a nutrir ambições de criar e ter o seu próprio empreendimento.

Dessa forma, ele passou anos trabalhando e planejando a construção de uma marca própria. Assim, em 2003 Barghava criou a Innovation Ventures LLC, com foco em trazer soluções de bem-estar. Para isso, ele tinha a ideia perfeita de produto de venda: bebidas energéticas.

O problema é que, nessa época, o mercado já era dominado por marcas gigante, como Red Bull e a Monster Energy Drink. Então, como entrar nesse nicho e desbancar seus concorrentes já consolidados? Após analisar cuidadosamente o mercado, Manoj Barghava teve uma ideia genial.

O insight brilhante de Manoj Barghava

Antes de qualquer coisa, o empresário passou a analisar seus concorrentes com máxima atenção.  E não só isso, Barghava também observava atentamente o comportamento do público consumidor de Red Bull e Monster. E foi então que ele notou um padrão curioso.

Os clientes das duas empresas compravam as grandes latas da bebida energética. No entanto, muitos deles não bebiam o conteúdo inteiro contido nesses recipientes. Afinal, a intenção dessas pessoas era apenas ter um pequeno boost de energia.

Como resultado, uma grande parte do público jogava fora as latas das bebidas energéticas ainda com líquido dentro. Isso resultava em um total desperdício, além de não deixar os consumidores satisfeitos. E assim, observando esse comportamento, Manoj Barghava teve uma ideia incrível.

A estratégia de marketing que mudou tudo

O empresário identificou um problema nas suas duas maiores concorrentes. Tratava-se de uma brecha que ele podia aproveitar para se destacar em meio a esse mercado. E foi exatamente isso que Barghava fez. Assim sendo, ele colocou um plano cuidadosamente elaborado em ação:

  • Primeiro, era preciso trabalhar com um formato de produto que contemplasse as necessidades do público, sem desperdício;
  • Para tanto, sua empresa passou a distribuir pequenos frascos de bebida energética em menor quantidade;
  • Depois, era necessário deixar claro os diferenciais de sua bebida energética com relação aos concorrentes para além da embalagem;
  • Nesse sentido, Barghava batizou seu produto de 5 hour Energy. Sua proposta era mostrar, logo na embalagem, que seu energético proporcionava 5 horas de energia;
  • Por fim, o produto deveria se destacar em meio as embalagens de seus concorrentes e chamar a atenção do público-consumidor;
  • Dessa forma, o empresário conseguiu posicionar a bebida logo antes dos caixas de cada estabelecimento comercial que o vendia.

Depois de ter esse plano pronto, cada um de seus passos foi executado cuidadosamente. Dessa forma, em pouco tempo os resultados vieram. E com o passar do tempo, eles superaram todas as expectativas prévias.

Como o plano de Manoj Barghava mudou o mercado de energéticos

Em pouco tempo, a estratégia por trás do 5 hour Energy deu muito certo. A bebida consolidou um público-consumidor fiel, que não queria a quantidade de bebida vendida pela Red Bull e a Monster. Assim, em pouco tempo o produto ganhou uma generosa fatia de mercado.

Em 2012, nove anos depois do lançamento oficial de seu produto, a marca e a companhia de Manoj ultrapassou o valor de 1 bilhão de dólares. Até hoje, esse produto tem um grande nível de popularidade, tanto nos EUA quanto ao redor do mundo.

Cada embalagem do produto contém um pouco mais de 50 ml de bebida. Seus ingredientes incluem vitaminas do complexo B e Niancina, além de estimulantes como taurina e citocolina. Além disso, o drink tem diferentes sabores e características para atender variados públicos.

5 hour energy caixa de supermercado

A filantropia de Barghava

O sucesso de Manoj Barghava também deixa claro um de seus outros traços mais significativos: a filantropia. Em 2015, o empreendedor destinou 99% de seu patrimônio líquido para ajudar aos necessitados, por meio de várias ações sociais.

Nesse sentido, ele é um dos maiores apoiadores da Fundação Hans e seu movimento Bilhões de Mudanças. Assim, seu dinheiro ajuda as pessoas que vivem na linha da pobreza em áreas rurais da Índia. Além disso, ele também desenvolveu a Stage 2.

Com sede em Michigan, a empresa tem o objetivo de empregar engenheiros de todas as áreas para encontrar soluções sustentáveis de impacto global. Entre suas maiores frentes estão medidas de energia limpa e boa utilização de resíduos agrícolas.

Manoj Barghava: considerações finais

Muitos consideram Manoj Barghava e seu drink energético como uma das maiores jogadas de marketing de história. E de fato quem pensa assim não está tão errado. Afinal de contas, ele conseguiu se posicionar em um nicho que muitos diziam ser já saturado e fez a diferença.

Isso nos dá uma valiosa lição sobre criatividade e assertividade dentro do empreendedorismo. E além disso, ao analisar os outros aspectos da vida de Manoj, percebemos que ele não é uma pessoa comum. Apesar de sua riqueza, seu verdadeiro interesse está em servir.

Nesse sentido, ele já deu diversas entrevistas afirmando que não gosta de publicidade ou holofotes. Para Barghava, trabalhar em prol de facilitar a vida dos outros é mais do que o suficiente. Inclusive, ele rejeita os holofotes e a fama de forma enfática.

Seja como for, sua trajetória de vida é realmente inspiradora. E a forma como ele encontrou de fazer a diferença em um ramo é muito interessante. Por isso esperamos que a trajetória desse empresário sirva de motivação para você.

E se quiser aprender mais sobre o empreendedorismo e suas diferentes vertentes, não deixe de acompanhar os outros posts aqui do blog. Estamos sempre postando conteúdos e histórias com o objetivo de agregar valor em sua jornada empreendedora.

One thought on “Manoj Barghava: O revolucionário do mercado de energéticos

Comments are closed.

Posts Relacionados Populares

Temos outros excelentes artigos pra você aproveitar, conhecer e aprender um pouco mais sobre o mundo do empreendedorismo, veja abaixo: