Loja de doces que tal montar uma?

Você sabia que entre os empreendimentos culinários mais lucrativos a comercialização de doces se destaca? Afinal de contas, esse é um produto com público consumidor certo, para isso montar e ter uma loja de doces visando o atendimento de pessoas de todas as idades e classes sociais é fundamental. Tenha em mente o potencial de vendas desse mercado é altíssimo!

Dessa forma, veja a seguir um panorama completo sobre essa opção. Conheça mais sobre como ter uma loja de doces, sendo esse um empreendimento a ser estudado e desenvolvido com muita atenção, dedicação e foco, entendendo suas particularidades, prós e contras. Além disso, confira também algumas dicas e informações importantes sobre essa área.

Panorama da venda de doces no Brasil

Aqui no país, o mercado de doces é bilionário, isso mesmo que você leu, com B! Bilionário. Pode ter certeza não estamos exagerando. De acordo com uma pesquisa publicada pelo blog Minuto Ligado, em 2022 esse tipo de produto movimento 12 bilhões de reais aqui no Brasil. E a tendência é que em 2024 esse número aumente ainda mais.

Curiosamente, um dos fatores que impulsionou o mercado de doces no Brasil foi a pandemia de coronavírus. Conforme levantamento feito pela Fiocruz em parceria com duas universidades, mostrou que 63% dos brasileiros entre 18 e 29 anos passaram a comer doces mais vezes por semana depois do isolamento causado pelo COVID-19, nesse momento uma loja de doces com delivery forte e atendimento online foi e é até hoje muito fundamental. Seja via aplicativos de mensagens tais como WhatsApp e Telegram até redes sociais (Facebook e Instagram) é difícil imaginar um empreendedor que não tenha esse tipo de divulgação dos seus produtos ou serviços.

Agora imagine o potencial desse tipo de mercadoria para um empreendimento? Um docinho é delicioso por si só. E agora que a sua procura aumentou, quem deseja ingressar nessa área tem uma oportunidade incrivelmente lucrativa nas mãos, pense que você pode ter sua loja de doces com os mesmos feitos por você ou até mesmo comprados para serem revendidos.

Como começar sua loja de doces?

Bom, se você gostou da perspectiva do mercado de doces, existem alguns detalhes importantes para ingressar nele. É possível trabalhar como autônomo na área e ganhar um bom dinheiro. Mas para isso, tenha em mente o seguinte:

  • Primeiro, é preciso definir quais doces você irá vender. Há uma enorme diversidade nesse sentido, então um pensamento estratégico é fundamental;
  • Feito isso, o próximo passo é analisar como vai produzir ou até mesmo adquirir seus doces. Dependendo do que fazer você deverá contar com ingredientes, máquinas e equipamentos específicos;
  • Uma boa dica nesse sentido é ficar de olho nas principais tendências de venda de doces. Mais adiante vamos trazer algumas sugestões para te inspirar;
  • E claro, detalhes como modelo de negócio, estrutura de vendas e fluxo de caixa não podem ficar de fora de seu planejamento como um todo.

Levando em consideração os fatores acima, você já pode começar com sua loja de doces, ainda que pequena e simples, de o seu devido valor ela é sua! O mais importante é ter planejamento, priorizar a divulgação de seus doces e adotar um modelo de venda ou entrega eficiente. Veja abaixo diferentes estratégias para isso.

Tenha um local físico

Investir em uma sede para sua loja de doces é super importante. Afinal de contas, nesse espaço você poderá confeccionar seus produtos, vender e atender clientes. Mesmo que trabalhe com delivery, ou venda pela internet, não abra mão de ter um espaço.

Conte com a divulgação online

Para atrair clientes, nada melhor do que usar as redes sociais e o marketing digital. Invista em posts mostrando suas mercadorias em diferentes plataformas, crie um catálogo no WhatsApp e deixe em aberto pedidos sob encomenda. Caso queira, você também pode contar com um blog ou um canal no YouTube para ampliar seu alcance.

Consolide sua empresa e sua marca

Esta é uma questão fundamental. Para vender doces e obter bons lucros, é imprescindível planejar o logo, investir no atendimento e contar com bons profissionais. A apresentação, o cardápio e a reputação de seu produto fazem toda a diferença, caso você opte por ter atendimento fisico em sua loja de doces, acrescente cafés, misto quentes e até mesmo derivados em embalagens chamativos para presentes, é comum alguém presentear quem gosta com um docinho.

Apostas seguras para sua loja de doces

Inicialmente, você pode começar trilhando um caminho mais seguro e conservador para a venda de doces. Nesse sentido, abaixo estão alguns dos itens mais vendidos nesse sentido:

  • Bolos no pote;
  • Brownies;
  • Brigadeiros Gourmet;
  • Cookies;
  • Churros;
  • Palhas italianas;
  • Pipocas doces;
  • Tortas em geral;
  • Trufas recheadas.

Além dessas opções, você também pode contar com os famosos doces industrializados. Nesse sentido, opções não faltam, sendo que entre as principais se destacam:

  • Balas;
  • Balas de gelatina;
  • Biscoitos;
  • Chicletes;
  • Chocolates;
  • Jujubas;
  • Paçocas;
  • Pirulitos;
  • Wafers.

Nada impede que você invista nesses dois nichos inicialmente, dentro de uma unica loja de doces e conforme for expandindo seus negócios, pode apostar em receitas e opções diferenciadas para atrais outros clientes.

Ideias diferenciadas de doces para você

Quer inovar e surpreender seus clientes nesse mercado? Existem algumas opções de doces que podem destacar o seu empreendimento da concorrência. Confira!

Doces veganos

Como o próprio nome já diz, esse tipo de doce não conta com nenhum ingrediente de origem animal. Existem várias receitas desse item, que pode agradar um grande público. Tanto pessoas veganas quanto quem quer opções saudáveis recorrer a essa alternativa, nesse e-book que destacamos na Amazon, são contempladas 50 receitas fáceis e práticas para o seu dia a dia.

Doces orientais

Nesta categoria entram diferentes tipos de doces. Existem receitas japonesas, turcas e árabes, entre outras, que podem fazer um grande sucesso. Assim sendo, se você se aventurar nesse tipo de culinária, com certeza irá destacar sua loja de doces.

Doces africanos

Mais uma opção diferente, surpreendente e cativante. A África é um continente com uma rica culinária, o que também se estende aos seus doces. Nesse sentido, você pode apostar em receitas como mandazi, qumbe e xalwo são garantia de sucesso.

Doces gregos

Para completar, temos mais uma opção culinária diferenciada que também pode atrair vários públicos. Entre as sobremesas mais tradicionais da Grécia se encontram baklavas, tsourekis, loukumades e galaktobourekos. É só escolher o que você pode preparar.

Considerações importantes sobre montar uma loja de doces

Como você pode ver, quando se trata de abrir um empreendimento focado na venda de doces o céu é o limite. Porém, é muito importante que você dê atenção para alguns detalhes que fazem toda a diferença na área. Assim sendo, leve em consideração o seguinte:

  • Ao fazer qualquer tipo de doce, conhecimento é fundamental. Por isso, você precisa se especializar de forma teórica e prática nas receitas que pretende vender;
  • A higienização correta também é outro fator imprescindível. Afinal de contas, você vai estar trabalhando com alimentos. Por isso não a negligencie jamais;
  • Seja inteligente e aproveite datas comemorativas e ocasiões especiais. O consumo de doces é especialmente promissor durante esses momentos;
  • E ainda, fique sempre de olho nos aspectos financeiros, administrativos e burocráticos de seu negócio. Isso vai garantir o seu sucesso e longevidade de forma geral.

Com esses cuidados em mente, é só começar a se planejar para empreender e montar sua loja de doces. Tendo uma boa estratégia em mente, é apenas questão de tempo até os resultados surgirem.

Informações finais para seu sucesso

Existem poucos mercados tão promissores e lucrativos quanto o de doces. E isso não apenas no Brasil. Em âmbito global, uma pesquisa feita pela Mordor Inteligence aponta que o consumo desse tipo de produto terá crescimento contínuo de 3,99% até 2027.

Ou seja, essa é uma área ideal para quem quer começar a empreender e a lucrar. Mas é claro que, para tanto, você precisa de análise e planejamento. E isso inclui não só o aspecto macro do negócio. É preciso conhecer a realidade dele na cidade e região em que mora.

A partir de então você conseguirá estudar as opções mais viáveis para empreender e montar sua loja de doces. E conforme o seu empreendimento crescer, suas margens de lucro mensais podem passar dos 6 dígitos. Portanto vale a pena pensar nessa possibilidade.

Por fim, temos uma última dica importante. Não deixe de trabalhar de forma regularizada, de acordo com todas as leis e burocracias. Isso é importante não só para a subsistência de seu negócio ao longo do tempo, mas também para a conquista e fidelização de novos clientes. Uma outra dica que postamos recentemente aqui no blog, trata-se de geladinhos gourmet e você pode conferir. Tendo isso mente, é só começar e ir evoluindo seu negócio com o passar do tempo, por fim você sabia que o Grupo Pão de Açucar começou com uma pequena loja de doces de maneira modesta no final da década de 40? Leia mais clicando no link, comece pequeno e sonhe grande! Bons negócios.

Posts Relacionados Populares

Temos outros excelentes artigos pra você aproveitar, conhecer e aprender um pouco mais sobre o mundo do empreendedorismo, veja abaixo: