Jim Ratcliffe: Empresário, bilionário e um dos donos do Manchester United

Jim Ratcliffe Ineos

Se você costuma acompanhar notícias do mundo do futebol, certamente deve ter lido sobre Jim Ratcliffe recentemente. O presidente e CEO da indústria petroquímica Ineos é considerado um dos homens mais ricos não só do Reino Unido, mas de todo o mundo.

Mas para além dessas informações, qual é a sua história? Hoje vamos conhecer mais sobre a vida e obra de Jim Ratcliffe. Confira a sua trajetória e inspire-se com seu grande talento para o empreendedorismo, que revolucionou o setor industrial do Reino Unido.

Quem é Jim Ratcliffe?

Vamos conhecer um pouco mais do histórico de vida deste grande empreendedor. James Arthur Ratcliffe nasceu no dia 18 de outubro de 1952, na região britânica de Failsworth, parte da grande Manchester, onde passou os primeiros 10 anos de sua vida. Lá a casa do menino ficava perto de uma indústria, a qual admirava encantado suas chaminés.

Pode-se dizer que o amor de Jim Ratcliffe pela indústria começou ali. Ao completar 10 anos, sua família se mudou para cidade de Yorkshire, devido a uma oportunidade de emprego dada ao seu pai que era marceneiro. Lá concluiu os estudos primários e posteriormente foi buscar uma formação acadêmica em química na Universidade de Birmingham, formando-se em 1973.

A formação acadêmica de Ratcliffe teve um grande impacto em sua vida profissional e na construção de sua fortuna. Após formado, ele trabalhou em empresas como a Esso e a BP. Ao mesmo tempo, ele seguiu nos estudos, obtendo um MBA na London Business School.

Primeiros passos rumo ao empreendedorismo

Nos anos seguintes Jim Ratcliff seguiu trabalhando em diferentes locais. Porém, em 1989, após sair da empresa de tecidos e produtos químicos Courtaulds, ele entrou no grupo de capital privado da Advent International. A partir daí iniciou a sua jornada empreendedora.

Usando aportes deste grupo, ele adquiriu uma unidade industrial química da BP. Assim, Ratcliff fundou a sua primeira empresa, chamada de INSPEC. Nos anos seguintes seu negócio prosperou, fazendo com que ele conseguisse, em 1998, criar um novo empreendimento chamado INEOS. Seu objetivo era comprar uma nova unidade para a INSPEC em Antuérpia.

Para colocar esse plano em prática, o empresário apostou todas as suas fichas, levantando o dinheiro necessário com bens próprios e empréstimos. Essa estratégia deu super certo, consolidando a presença da INSPEC no local e fazendo a INEOS prosperar E isso teve como resultado direto o início da construção da fortuna de Jim Ratcliffe.

A partir desse ponto, os esforços empresariais foram totalmente para a INEOS. Com foco na criação de produtos químicos diversos, a companhia começou a produzir matérias-primas para os mais diversos fins. Dessa forma, os itens fabricados na empresa de Ratcliffe podem ser encontrados de tampas de pasta de dente até composições de medicamentos antibióticos.

A proliferação da fortuna de Jim Ratcliff

Durante os anos 2000, a INEOS seguiu a sua trajetória de sucesso. Na medida em que o capital da empresa aumentava, Ratcliff o fortalecia ainda mais comprando operações de grandes empresas. Um exemplo nesse sentido foi as aquisições que ele fez da BASF.

Mas foi no ano de 2005 que o empresário fechou o maior negócio de sua vida até então. Ele comprou a empresa petroquímica BP, parte do conglomerado Innovene por mais de 6,3 milhões de dólares. Essa manobra permitiu a INEOS aumentar drasticamente sua produção, expandindo seus negócios e alcançando marcas inéditas de vendas.

Logo os negócios da empresa superaram as dezenas de milhões de dólares, tornando-a um dos maiores conglomerados petroquímicos do mundo. Nos anos seguintes os frutos do trabalho de Jim Ratcliffe começaram a aparecer, na medida em que sua fortuna continuou se multiplicando.

O tempo passou e o empresário foi tocando seus negócios e multiplicando ganhos, tudo de forma discreta. Tanto é que, até 2018, seu nome não era tão popular. Porém, nesse ano a Revista Times lançou sua lista atualizada de milionários, informando que ele havia se tornado a pessoa mais rica do Reino Unido. E nesse mesmo ranking, estava entre as 100 mais ricas do mundo.

E isso nos leva ao panorama atual de seu mais novo investimento. Por um total de 1,25 bilhão de libras, Ratcliffe comprou cerca de 25% das ações do clube Manchester United. E agora, a partir de 2024, ele assumiu o controle das operações de futebol do time.

Outras incursões no mundo do esporte

Por mais que essa operação tenha sido recente, Jim Ratcliffe já fez outras compras milionárias no segmento esportivo. De fato, esta é uma paixão do bilionário, tanto que dedica um segmento de seu conglomerado de empresas apenas para isso, o INEOS Sport.

A partir dessa marca, ele já fez outras incursões bastante interessantes na área esportiva. Nesse sentido, Ratcliffe detém os direitos de dois clubes de futebol: o francês Nice e o suíço FC Lausanne Sport. Além disso, ele também detém 33% das ações da Mercedes.

Para completar, a INEOS Sport também tem participação em outras modalidades esportivas, como o ciclismo, o rugby e a vela. Na verdade, as incursões esportivas do empresário reúnem genuína paixão por diferentes modalidades e um faro apurado para negócios.

Jim Ratcliffe Manchester United

Curiosidades interessantes sobre Jim Ratcliffe

Sem dúvidas, a vida, o trabalho, os negócios e os investimentos de Jim Ratcliffe são temas de máximo destaque. Mas para além dessas questões, há ainda outras curiosidades interessantes sobre a vida do bilionário. Dá só uma olhadinha:

  • Atualmente sua fortuna está estimada em incríveis 29.688 bilhões de libras, o que equivale a 37,77 bilhões de dólares;
  • Um dos motivos pelos quais o conhecimento da fortuna de Ratcliffe demorar para vir à tona é o fato de ele ser extremamente reservado;
  • Em 2018, mesmo ano que foi eleito o homem mais rico do Reino Unido, Jim Ratcliffe virou Sir. Ele recebeu o título de Knight Bachelor, concedido pela rainha Elizabeth;
  • Como a fortuna de Ratcliffe advém da indústria química e petroquímica, sua busca por soluções sustentáveis é grande;
  • Nesse sentido, em 2021 ele anunciou investimentos superiores a 2 bilhões de euros em projetos de eletrólise para produzir hidrogênio limpo e eliminar a emissão de carbono em toda a Europa;
  • Esta parece ser uma atitude de redenção do empresário. Em 2019 uma unidade de sua empresa em Middlesbrough enfrentou problemas relacionados a poluição ambiental.

Diante desses fatos, conseguimos entender que Jim Ratcliffe é um homem com dom natural para o empreendedorismo. Ele enxerga oportunidades em suas verdadeiras paixões e está atento as necessidades da sociedade atual.

Considerações finais

Você já conhecia a história e trajetória de sucesso de Jim Ratcliffe? Hoje aos 71 anos ele segue focado em realizar investimentos e ações empresariais que tragam o devido retorno. Por esse motivo, sua história e a forma como ele enxerga o mundo dos negócios é realmente inspiradora.

Em seus negócios, Ratcliffe aplica alguns conceitos-chave dentro do empreendedorismo. Um deles é o intraempreendedorismo spin-off, com novos modelos de negócio de diferentes áreas surgindo dentro de sua própria empresa. Sem dúvidas esta é uma estratégia que dá certo e traz ganhos significativos para ele.

Assim, observar seus passos e incorporar certas lições deles para seus negócios pode ajudar muito em seu progresso. E claro, conferir os outros posts do blog também fará uma grande diferença para seu futuro empresarial. Então não deixe de conferir outros artigos postados aqui.

Posts Relacionados Populares

Temos outros excelentes artigos pra você aproveitar, conhecer e aprender um pouco mais sobre o mundo do empreendedorismo, veja abaixo: