Quando falamos em fintechs brasileiras, qual é a primeira coisa que vem à sua mente? Este é um termo associado a um tipo específico de empresa relacionadas ao setor financeiro. Na verdade, elas surgiram com a proposta de simplificar ao máximo o serviço oferecido por ele.
Nesse sentido, o Brasil é uma referência internacional nesse tipo de negócio. Pensando nisso, elaboramos a seguir um panorama com as principais informações sobre fintechs brasileiras. Conheça quais são as principais delas, como operam e seu impacto no mercado.
Fintechs brasileiras: entendendo o conceito por trás desse tipo de empresa
Como explicamos anteriormente, o termo fintech está relacionada a área de economia. Nesse sentido, o termo deriva de uma junção de duas palavras: finantial (financeiro) e techonology (tecnologia). Mas ele não significa apenas “tecnologia de finanças”.
Nesse sentido, podemos classificar fintechs como um novo tipo de indústria financeira. Assim sendo, seu foco está em aplicar a tecnologia a favor de oferecer produtos e serviços ligados a finanças da forma mais simples possíveis aos usuários. Entre eles se destacam, por exemplo:
- Abertura de contas digitais;
- Oferecimento de cartões de crédito e de débito;
- Transações diversas como pagamentos e transferências;
- Serviços de empréstimo e renegociações de dívidas;
- E ainda, serviços como investimentos e seguros.
Quando falamos de fintechs brasileiras, nosso país se destaca nesse sentido. Afinal de contas, o Brasil conta com centenas de startups nesse segmento, sendo algumas de maior destaque em âmbito nacional. Nesse sentido, veja abaixo uma lista com as 10 mais importantes do país.
Nubank
Sem dúvidas o Nubank é uma referência quando se trata de fintechs brasileiras. Essa startup foi criada em 2013, com o objetivo de facilitar ao máximo os serviços bancários para os brasileiros. Essa empresa foi uma das pioneiras em bancos digitais no país, e hoje oferece uma série de serviços aos clientes. Além disso, ela também se transformou em um unicórnio.
PicPay
Essa fintech surgiu ainda em 2012, por meio de uma plataforma de serviços financeiros. Seu foco principal é ser uma carteira digital, trazendo a possibilidade várias transações financeiras. Com o PicPay os clientes podem enviar e receber dinheiro, pagar contas e fazer compras em diversos estabelecimentos. Hoje trata-se de uma das principais startups financeiras do país.
Neon
Seguindo a lista de fintechs brasileiras, mais uma empresa de alto potencial. Quando surgiu, em 2016, ela já se consolidou como referência nesse mercado. Trata-se de uma conta digital com serviços similares ao Nubank. Mas ela tem também outros diferenciais, como emissão de moedas eletrônicas e serviços pós-pagos. Muitas pessoas aprovam os seus serviços.
PagSeguro
E agora de uma empresa recente vamos para uma das mais antigas nesse segmento. Essa fintech surgiu em 2006 como um meio de pagamento eletrônico. Mas logo passou a oferecer serviços de conta bancária digital, por meio do PagBank. Hoje a startup também é considerada um unicórnio, graças ao seu valor de mercado superior a 1 bilhão de dólares.
C6 Bank
Entre as diferentes fintechs brasileiras, esta é uma das mais recentes. Surgida em 2018, ela trouxe ainda mais facilidade e eficiência em contas digitais. Seus serviços incluem várias opções sofisticadas. Nesse sentido, a empresa oferece conta global e tag de pedágio, entre outras possibilidades. Em apenas cinco anos de existência, ela já tem mais de 25 milhões de clientes.
Super SIM
Agora apresentamos uma empresa que surgiu em 2019 e tem foco em disponibilizar empréstimo para os seus usuários. Para isso, ela concede créditos de até 10 mil reais mesmo para pessoas de baixa renda, com juros abaixo do valor tradicional. E essa fintech também dá a opção para os clientes colocarem o carro como parte da negociação para aumentar ainda mais o valor do empréstimo.
99Pay
Entre as fintechs brasileiras, a 99Pay também merece destaque por diferentes motivos. Trata-se de um serviço oferecido pela plataforma 99, que surgiu em 2012 com o nome de 99 Táxi. Nesse sentido, ela tem serviços como conta digital, empréstimos e pagamento de boleto. Com relação a última função, inclusive, a startup tem um ótimo programa de cashback.
Pismo
Talvez o nome dessa fintech surgida em 2016 não lhe seja tão familiar. Mas saiba que a empresa tem um grande potencial de mercado, sobretudo no que tange serviços de crédito, cartões e carteiras digitais. Aqui, se destaca o fato de que a empresa tem uma plataforma com serviços em nuvem, feita para atender clientes físicos e bancos.
Remessa online
Falando em soluções financeiras diversificadas, este é um serviço que também chama a atenção. Essa fintech também é de 2016, e seu objetivo é facilitar ao máximo transações internacionais entre diferentes moedas. Assim, pessoas físicas e jurídicas podem aproveitar seus serviços e eliminar toda a burocracia dessas transações e de cotações entre moedas.
Toro Investimentos
Para completar a lista, uma fintech que tem um objetivo diferente das outras. Ela surgiu em 2010, com o objetivo de ser uma empresa focada em educação financeira e investimentos. De fato, ela foi uma das primeiras no segmento. Assim, recebeu a autorização do Banco Central e da Comissão de Valores Imobiliários para ser uma corretora de valores.
Vantagens de contar com as fintechs brasileiras
Antes do surgimento desse tipo de empresa, todos os serviços realizados por fintechs eram concedidos apenas por grandes bancos. Isso trazia uma série de inconveniências aos clientes, de grande burocracia a preços abusivos. Assim, esse tipo de startup mudou esse cenário.
Vale lembrar que o setor bancário é um dos principais em todo o mundo, já que faz a economia girar. Nesse sentido, a presença de fintechs brasileiras e de todo o mundo trazem uma nova perspectiva aos clientes que necessitam de seus serviços.
Afinal de contas, na medida em que usuários de bancos tradicionais migram para os serviços das fintechs, as vantagens são muitas. Estas incluem, por exemplo:
- Mais agilidade na aquisição de produtos e serviços;
- Custos muito mais baixos para os clientes;
- Tecnologia avançada, com foco em segurança e usabilidade;
- Facilidade em executar uma série de transações e operações complexas;
- E tudo isso com a garantia de um suporte completo e serviço especializado;
De forma geral, podemos dizer que as fintechs ajudaram a transformar a relação de pessoas físicas e jurídicas com o dinheiro que circula em todo o mundo. Como resultado, também há um impacto significativo em acordos e transações financeiras nos mais diversos setores.
Fintechs brasileiras: considerações finais
Quando se trata de startups que trazem soluções simples e diferenciadas para produtos e serviços ligados a dinheiro, o Brasil é uma referência internacional. As fintechs brasileiras estão à frente em termos de pioneirismo, eficiência e diversificação.
Mas é claro que esta é uma tendência crescente em todo mundo. Por esse motivo, é necessário considerar as fintechs como agentes de mudança não só em termos de transações bancárias. Essas empresas digitais também estão transformando as relações de pessoas e empresas com o dinheiro. E isso é bastante positivo, sobretudo pelas facilidades que oferecem.
Assim, se você é empreendedor, vale a pena conhecer e apostar em fintechs brasileiras. De uma forma ou de outra elas podem te ajudar a crescer e consolidar seus negócios. E caso queira ficar por dentro de dicas e informações úteis sobre o mundo dos negócios, acompanhe os outros conteúdos aqui do site. Com certeza há muita coisa proveitosa para te inspirar.