Descubra o que é ESG e veja sua importância no empreendedorismo

ESG

Não é novidade que a sustentabilidade está em alta no mundo empresarial. E neste sentido, a sigla ESG é cada vez mais importante. Derivada dos termos em inglês Enviromental, Social e Governance, esse conceito tem o objetivo de desenvolver os três pilares que fazem parte dele.

Dessa forma, ESG diz respeito a uma série de medidas que avaliam e medem a influência das empresas. Isto em âmbito ambiental, social e de governança. Seu objetivo é prezar por fatores como sustentabilidade, bem-estar de pessoas e funcionários e administração empresarial.

Se você ficou interessado no assunto, preste atenção nas informações abaixo. Entenda a fundo esse conceito e suas principais características. Além disso, veja como aplicá-lo de uma forma assertiva em sua empresa, trazendo excelentes resultados por meio dele.

Um breve histórico sobre o termo ESG

Esta sigla apareceu pela primeira vez em um relatório da ONU de 2004, intitulado Who Cares Wins (quem se importa vence). O documento da Organização das Nações Unidas, junto com o Banco Mundial, teve o objetivo de chamar a atenção de líderes de instituições financeiras.

O texto do relatório fazia um apelo para esses representantes aliarem seus negócios a questões de sustentabilidade. Para isso, ele instituiu uma série de parâmetros para cada um de seus pilares, como você pode ver abaixo.

Enviromental (Ambiental)

A primeira letra do termo ESG tem diretrizes claras destinadas ao meio-ambiente. Seu objetivo é garantir que empresas e indústrias de segmentos diversos não impactem negativamente as áreas em que estão inseridos. Para isso, suas ações incluem:

  • Ações concretas para a redução da poluição e cumprimento de metas de preservação;
  • Adoção de posicionamentos que ajudem a combater as mudanças climáticas;
  • Medidas para combater o desmatamento e garantir a preservação das espécies;
  • Além disso, uso de energias renováveis e medidas de descarte correto de resíduos.

Social

Este ponto do termo ESG é igualmente importante dentro e fora de qualquer empresa. Ele preza a instituição de medidas que contemplem o bem-estar tanto dos profissionais que trabalham no local quanto das pessoas que vivem em seu entorno. Nesse sentido, se destaca por:

  • Ações que priorizem o bem-estar físico, mental e psicológico dos funcionários;
  • Comprometimento em adotar uma liderança humanizada dentro da empresa;
  • Valorização dos direitos trabalhistas e das políticas de inclusão na empresa;
  • E ainda, benefícios personalizados para a funcionários e população em geral.

Governance (Governança)

Por fim, este é um aspecto mais amplo da ESG. Ele está diretamente relacionado com a forma como o local é administrado. E isso com foco sobretudo na sustentabilidade e responsabilidade social. Assim sendo, suas medidas mais importantes são as seguintes:

  • Práticas administrativas que sejam transparentes e eliminem medias de corrupção;
  • Total transparência com relação aos números e nas relações externas da empresa;
  • Além disso, comprometimento com a diversidade e inclusão no conselho diretor.

O ESG no contexto de sua empresa

Um detalhe importante com relação ao ESG é que ele está totalmente alinhado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Estes foram estabelecidos pelo Pacto Global, uma iniciativa que envolve a ONU e entidades de todo o mundo.

Assim sendo, a adoção desse conceito está alinhada a fatores de inclusão, ética, sustentabilidade e responsabilidade. Em conjunto, esses valores são capazes de garantir mais qualidade de vida para todas as pessoas do planeta. Dessa forma, a importância deles é inegável.

Nesse sentido, ao inserir medidas de ESG em sua empresa você estará entrando em acordo com um pacto global. Isso significa que será possível desenvolver negócios que tragam lucro de forma transparente e um propósito maior. E motivos para fazer isso não faltam:

  • Dados do Global Sustainble Investment Alliance de 2020 mostram que o investimento responsável em empresas já ultrapassa os 35,3 trilhões de dólares;
  • Também em 2020, os fundos ESG captaram mais de 2,5 bilhões de reais. Eles foram destinados para empresas que seguem suas regras e parâmetros;
  • Já uma pesquisa realizada pela Union + Webster mostrou que 87% dos brasileiros optam por produtos de empresas sustentáveis.

Esses dados mostram a importância e os benefícios de adotar o ESG em sua empresa. E para fazer isso de forma assertiva, algumas dicas podem te ajudar bastante.

Torne sua empresa um exemplo dentro do ESG

Antes de tudo, para inserir o contexto de ESG em sua empresa é preciso analisar seu propósito. Isso porque muitas pessoas acham que se trata apenas de grandes ações, que tenham impacto em todo o mundo. Mas a verdade é que aqui pequenos passos fazem uma grande diferença.

Pensando nisso, veja abaixo algumas das principais diretrizes e dicas que te ajudarão a adotar o ESG em sua empresa. Dessa forma, considere o seguinte:

Sua equipe deve estar em foco

Isso significa priorizar a saúde física e mental, além do bem-estar do trabalhador. Para tanto, valorize os profissionais que trabalham em sua empresa, tendo como foco a diversidade e a inclusão. Nesse sentido, uma gestão de RH eficiente pode fazer toda a diferença.

Assuma o compromisso com a sustentabilidade

Já falamos sobre o empreendedorismo verde nesse artigo. Aqui há uma série de dicas que vão ajudar a sua empresa a se tornar mais sustentável. Além disso, você pode investir em energias limpas, descarte correto de resíduos e diminuição do impacto ambiental em geral.

Priorize sempre o investimento responsável

Existem várias iniciativas dedicadas e impulsionar empresas sustentáveis e dentro do ESG. Por isso, crie uma estratégia para captar investimentos alinhada com os valores e o compromisso desse conceito. E que exemplifique a visão e missão de sua empresa nesse contexto.

Transparência e conscientização

Por fim, não se esqueça de tornar a gestão de seu negócio o mais transparente possível, com foco nos aspectos acima. Nesse sentido, compartilhe informações e conhecimentos sobre o ESG com sua equipe de trabalho. Integre-os para um trabalho conjunto na direção certa.

ESG: considerações finais sobre o tema

Mesmo sendo um conceito com quase 20 anos de existência, o ESG segue bastante atual em todo o mundo. Graças às suas diretrizes, funcionários, o meio ambiente e a sociedade em geral se beneficiam. Afinal de contas, ele foca na gestão sustentável e assertiva de empresas.

Além disso, na medida em que você adota esses pilares em seu negócio, também é beneficiado de várias formas. Nesse sentido, se destaca, por exemplo:

  • Melhora da imagem da empresa diante de seu público consumidor;
  • Resultados mais assertivos e melhor na produtividade pela valorização do funcionário;
  • Planejamento estratégico mais eficiente, o que resulta em seu crescimento;
  • Com essas medidas, você fortalece sua empresa financeiramente;
  • Você também terá um diferencial competitivo e uma marca mais forte;
  • Além disso, possibilidade alcançar um público-alvo cada vez maior;
  • O ESG também torna seu negócio mais competitivo atraindo grandes talentos;
  • E ainda, obtenção de resultados cada vez melhores em seu desempenho de forma geral.

O ESG beneficia a todos, e sua necessidade é inegável. Em tempos onde a sustentabilidade e a preservação ambiental estão em pautas, ele se faz muito necessário. E claro, seu forte caráter de consciência social acentua ainda mais a sua importância.

Por todos esses motivos, seguir essas diretrizes em seu negócio é mais do que benéfico. Torna-se necessário para o bem-estar de todas as pessoas que se envolvem com ele, de forma direta ou indireta. Assim sendo, não deixe de aderir a essa tendência.

Posts Relacionados Populares

Temos outros excelentes artigos pra você aproveitar, conhecer e aprender um pouco mais sobre o mundo do empreendedorismo, veja abaixo: