Crie seu negócio no nicho de floricultura e tenha bons lucros

Floricultura Móvel

Entre as variadas opções de empreendimentos existentes, o que você acha de investir em uma floricultura? Este é um nicho com alto potencial de lucro para quem deseja ingressar nele. Afinal de contas, flores e plantas são produtos que fazem parte de um ciclo contínuo de vendas.

Pensando nisto, veja a seguir as principais informações sobre o mercado de flores. Veja como abrir sua floricultura, dados desse segmento no Brasil, suas vantagens e desvantagens e outras informações relevantes do segmento.

O que é e como funciona uma floricultura?

Em primeiro lugar, é importante ter em mente a versatilidade de uma floricultura. Afinal de contas, este é um estabelecimento que vai muito além da venda de flores. Isso porque ele oferece uma série de produtos e serviços diferentes no ramo da horticultura.

Basicamente, as floriculturas trabalham com a venda de uma série de itens. Entre os principais estão flores, plantas, adubos e ornamentos para jardim, entre outros. O objetivo é oferece-los como soluções decorativas ou mesmo como ferramenta de revenda.

Levando esse aspecto em conta, o seu negócio tem um amplo público-alvo. Além de pessoas interessadas em plantas e jardinagem, há outros clientes em potencial. Aqui podemos incluir decoradores, arquitetos, paisagistas, lojistas e vendedores em geral.

Ou seja, o potencial de uma floricultura é grande. E esse fato se comprova ainda mais quando olhamos os números da venda e cultivo de flores no Brasil.

O ramo da venda de flores no Brasil

O Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) tem divulgado informações interessantes sobre o ramo. De acordo com a organização somente em 2020, com a pandemia de coronavírus, o setor cresceu 10% em termos de faturamento.

E essa tendência de crescimento tem se mantido ao longo dos últimos anos. Como prova disso, também há registro do aumento de empreendimentos no setor. Os dados mais recentes do IBGE sobre o tema, de 2021, indicam que há mais de 8 mil produtores de flores no Brasil.

Além disso, por aqui são mais de 2,5 mil espécies de flores e plantas cultivadas para o comércio. E entre elas, há cerca de 17,5 mil variedades diferentes. E tudo isso se reflete no valor que esse mercado é capaz de gerar. Atualmente, ele já movimenta cerca de R$ 12 bilhões anuais em todo o país. Assim sendo, pode ter a certeza de que esse é um negócio realmente lucrativo.

Um mercado de imenso potencial

Empreendedores visionários que consolidam suas floriculturas com sucesso, colhem excelentes frutos. Nesse sentido, veja abaixo alguns números que mostram seus diferenciais:

  • São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os maiores polos produtores de flores;
  • Nesses estados, é possível lucrar até 100 mil reais anuais por hectare de planta;
  • No restante do Brasil, o mercado de floricultura também tem potencial significativo;
  • Floriculturas de estados da região norte, nordeste e centro-oeste tem destaque;
  • Os estabelecimentos desses locais têm margens de lucro de 20% a 50% mensais.

Esses dados derivam de um levantamento feito por diferentes especialistas no setor. Dessa forma, esteja você em um grande polo de floriculturas, ou locais de produção mais fragmentada, as oportunidades são bastante altas. Mas é claro que, para aproveitá-las, é necessário entender como esse mercado funciona para criar um negócio de sucesso.

O que você precisa para montar uma floricultura?

Agora que você já sabe do potencial do setor, é hora de entender o que precisa para ingressar nele. Em primeiro lugar, você precisará começar destinando um valor para o empreendimento. Dependendo de seu tamanho e aspirações, ele pode variar entre 30 a 100 mil reais.

Além disso, tenha em mente que, ao contrário de outros empreendimentos, esse negócio precisa de um espaço físico. Afinal de contas, você precisa armazenar suas flores e plantas com as devidas condições de cultivo.

É importante escolher um local estratégico, que possibilite a circulação de pessoas e ao mesmo tempo a organização do negócio. Nesse sentido, saiba que há alguns requisitos legais que você precisa cumprir. É necessário consultar a prefeitura de sua cidade para avaliar se a floricultura pode funciona no local escolhido.

Feito isso, é hora de pensar nos equipamentos necessários para seu negócio. Nesse sentido, é necessário contar com itens que incluam:

  • Câmaras frias;
  • Espaço de cultivo;
  • Refrigeradores;
  • Balcões;
  • Máquinas para limpar rosas;
  • Utensílios de jardinagem;
  • Espaço para a exibição de plantas e flores.

E aqui também há outro aspecto muito importante. As flores e plantas de sua floricultura irão precisar de cuidados constantes. Dessa forma, você precisa contratar profissionais qualificados para exercer essa função e garantir os resultados necessários.

E claro, junto com tudo isso há ainda a documentação geral de seu empreendimento. Isso inclui seus documentos pessoais, a instituição de um CNPJ, o alvará de funcionamento do local e a folha espelho do IPRF, entre outros. Após resolver essas questões, você pode começar a vender, inclusive temos aqui no blog um guia completo sobre CNPJ e MEI para você se aprofundar sobre o assunto.

Dicas e conselhos importantes sobre o assunto

Assim como em outros modelos de investimento, é possível lucrar de diferentes formas abrindo uma floricultura. Isto porque você pode apostar em segmentos e públicos específicos, além de formas diferenciadas de venda de seus itens. Para tanto, considere as soluções abaixo.

Venda pela internet

Junto com o serviço de delivery, uma página de vendas de flores e plantas pode ajudar muito o seu negócio. Para isso você pode usar uma plataforma específica como sites e blogs, ou mesmo um e-commerce. Além disso, o uso das redes sociais também é bastante promissor, temos um artigo exclusivo sobre isso para lhe ajudar nessa empreitada.

Segmentação de mercado estratégica

Quem é o seu público-alvo? Muitas floriculturas dedicam-se apenas a comercializar itens para projetos arquitetônicos e de decoração. Já outras trabalham com revenda de mercadorias. Além de oferecer possibilidades de compra mais tradicionais, considere ainda essas opções.

Concentre sua atenção em datas especiais

Esta é uma estratégia padrão fundamental para qualquer floricultura. Aniversários, festas, dia das mães, dia dos namorados…. essas datas tem um grande potencial de venda, e por isso você deve investir nelas. Planeje promoções e ações especiais para essas ocasiões.

Personalização e instituição de sua marca

Isso vale para basicamente qualquer negócio, e com floriculturas não é diferente. Você precisa de criatividade e visão estratégica para apostar em diferenciais. Saber como se destacar de sua concorrência fará toda a diferença na hora de instituir seu negócio.

Considerações finais para sua floricultura

Enquanto país tropical, o Brasil possui uma imensa variedade de plantas e flores que podem ser cultivadas com fins ornamentais e decorativos. Isso é bastante positivo para as floriculturas, que encontram ampla matéria-prima de vendas.

Se você tem interesse na área, pode aproveitar todas as suas possibilidades estabelecendo um negócio lucrativo. No entanto, é muito importante levar em consideração todos os detalhes e especificações que o envolvem. Para te ajudar, uma boa dica é contar com profissionais que tenham experiência e qualificação na área.

De resto, você precisa pensar em toda a parte administrativa e financeira de seu negócio. Fatores como seu tamanho, público-alvo preço de produtos e fluxo de caixa são necessários. Muitos empreendedores acabam tendo problemas por não os considerarem adequadamente.

Seja como for, esse é um panorama completo do setor de flores. Ele pode trazer uma série de lucros e benefícios para quem é apaixonado por jardinagem. Se esse é o seu caso, vale a pena investir nele. Para isso, planejamento e organização farão toda a diferença para seu sucesso, se você é uma pessoa que gosta de flores, mas acredita que cuidar e cultivar é pra quem tem “dom”, fique tranquilo (a), listamos uma excelente indicação de livro: – Jardinagem para todos: (até quem mata cactos), boa leitura!

One thought on “Crie seu negócio no nicho de floricultura e tenha bons lucros

Comments are closed.

Posts Relacionados Populares

Temos outros excelentes artigos pra você aproveitar, conhecer e aprender um pouco mais sobre o mundo do empreendedorismo, veja abaixo: