Costco Brasil: O que sabemos sobre

Você já ouviu falar na rede Costco Brasil? Aliás, você conhece esta grande empresa do ramo de varejo? Hoje vamos mergulhar um pouco mais em sua história, mostrando o quanto uma boa ideia pode fazer toda a diferença no empreendedorismo.

Assim sendo, veja a seguir um panorama completo sobre essa marca inconfundível. Veja como surgiu a Costco nos EUA, e saiba mais detalhes de sua presença no Brasil. Além disso, confira ainda outras informações importantes sobre essa rede de varejo e veja como você pode se inspirar em sua história nos seus próprios negócios.

A história da Costco

Para falarmos da Costco Brasil, precisamos voltar nas origens dessa rede varejista. Sua história tem início no ano de 1983, na cidade norte-americana de Seattle, em Washington. A criação da marca partiu da união entre James D. Sinegal e Jeffrey H. Brotman, dois comerciantes.

Utilizando a vasta experiência que ambos tinham, eles lançaram a Costco Wholesale com uma ideia diferente. A proposta da empresa era ser semelhante a um clube de compras. Para isso, seus clientes (na época pequenas empresas), pagavam uma pequena mensalidade. Em troca, tinham acesso a uma enorme variedade de produtos, que iam de alimentos a eletrônicos.

A ideia deu super certo. Em pouco tempo a loja havia crescido e atendia um vasto público, incluindo empresas de diversos segmentos. Assim, no final de 1983 a Costco já tinha inaugurado duas outras lojas: uma em Portland, Oregon e outra em Spokane, também em Washington.

O segredo da empresa para vender e prosperar era oferecer produtos 10% mais baratos em comparação a outras lojas varejistas. Assim, nos anos seguintes ela expandiu ainda mais seus horizontes. Dessa forma, a Costco Wholesale incluiu serviços como:

  • Praça de alimentação aos consumidores;
  • Rede farmacêutica interna;
  • Rede de óticas;
  • Recurso para revelação de fotos;
  • Lançamento da própria marca da rede, a Kirkland;
  • E ainda, novos programas de membros e descontos maiores.

Sucesso internacional e Costco Brasil

Graças a uma série de decisões administrativas bem-sucedidas, a empresa expandiu seus limites para além dos EUA. Ainda em 1985 foi fundada sua primeira unidade internacional, na cidade canadense de Burnaby. Já em 1993 ela foi para o Reino Unido e em 1994 para Seoul.

Outro grande marco da rede Costco Wholesale foi o ano de 2001, quando inaugurou a sua primeira unidade em Porto Rico. Em 2014, foi a vez da Espanha receber uma unidade da rede varejista e em 2017, a Islândia e a França. E o seu sucesso não parou por aí.

Hoje tem mais de 800 lojas espalhadas em todo o mundo, com presença em 13 países. Seu lucro e faturamento são bilionários, graças às constantes atualizações e medidas da empresa para captar e fidelizar clientes. E quanto a Costco Brasil?

A marca não tem uma unidade propriamente dita no país. Entre 2014 e 2015, a Costco estudou a possibilidade de colocar uma loja na cidade paulista de Campinas. No entanto, isso acabou não acontecendo. Por outro lado, ainda há expectativas de que ela venha para cá no futuro.

É possível ser um cliente Costco Brasil?

Pelo fato de não haver uma rede física aqui no país, não é possível ser um cliente Costco Brasil. Afinal de compras, você só pode ser membro fazendo o seu registro e obtendo o cartão junto a uma de suas lojas. Até porque, mesmo seu site oficial não pode ser acessado aqui do país.

Por outro lado, existem redes internacionais similares por aqui, como a Sam’s Clube e também a Walmart. Inclusive, aqui no próprio país, temos um modelo de negócio bastante similar: os populares atacarejos. Hoje várias redes varejistas adotam um modelo de vendas parecido.

Nesse sentido, algumas das lojas com mais similaridade ao esquema de vendas da Costco que existem no território nacional incluem:

  • Rede Atacadão.
  • Maxxi Atacado;
  • Assaí Atacado;
  • Max Atacadista;
  • Fort Atacadista;
  • Entre outros.

Estes locais oferecem um grande volume de mercadorias para venda. E ao comprar certas quantidades de determinados itens, é possível obter descontos significativos. Além disso, muitas dessas lojas possuem marcas próprias e trabalham com parcerias e clubes de assinatura.

Por outro lado, o principal foco desses locais está sobretudo em produtos de consumo e utilitários. Assim sendo, em comparação a rede Costco eles não oferecem uma variedade de mercadorias tão grande, salvo algumas exceções.

Poderá haver Costco Brasil?

Mesmo que o projeto de colocar a rede não foi para frente em 2014, não significa que ele esteja descartado. Afinal de contas, executivos da Costco Wholesale estudam o mercado nacional desde 2007. Talvez fatores como a pandemia de coronavírus tenham atrasado seus planos.

Mas isso não significa que, no futuro, não possa haver uma unidade da Costco aqui no Brasil. Enquanto isso não acontece, é preciso monitorar notícias e novidades sobre os próximos movimentos da gigante do varejo em território nacional.

Lições valiosas dadas pela empresa

Seja como for, precisamos destacar um ponto em comum que todos esses locais tem: a enorme capacidade de pensar fora da caixa. A Costco Wholesale não foi pioneira em unir vários itens para venda em um mesmo local por preços menores. Esse modelo surgiu na Alemanha em 1964.

Porém, a empresa o popularizou a ponto de se tornar uma referência internacional na área. E mesmo não tendo a Costco Brasil, há alguns pontos de destaque dessa empresa que precisamos considerar. Até porque, eles servem de inspiração para qualquer aspirante em empreender na área do varejo. Nesse sentido, destacamos:

  • A adoção bem-sucedida de um modelo híbrido de clube de compras e atacado;
  • A mistura de estratégia de vendas de grandes redes, como o Sam’s Club e Walmart;
  • Dessa forma, a capacidade de estar de olho em tendências da área para adotá-las;
  • Um constante processo de renovação com a instituição de novos produtos e serviços;
  • E ainda, a possibilidade de integrar diversos perfis de clientes pelo serviço de membros.

Com base nesses aspectos, podemos afirmar que essa rede norte-americana tem uma visão assertiva sobre crescimento e negócios. E embora muitas empresas de atacado e varejo copiem suas características, quase nenhuma delas conseguiu replicar seu sucesso em larga escala.

Considerações finais

Como uma rede sólida e bem desenvolvida na área do varejo e do clube de vendas, a Costco é uma grande inspiração. A partir da experiência de seus criadores e uma análise de mercado bem-sucedida, a empresa conseguiu alcançar o status de colosso mundial de vendas.

Para empreendedores de diferentes áreas que poderiam aproveitar os serviços de membro da empresa, infelizmente não há Costco Brasil. Mas esse não é um panorama definitivo, e no futuro a rede pode entrar no território nacional, como já demonstrou querer fazer no passado.

Seja como for, as lições da Costco são bastante valiosas. Trata-se de um case de sucesso no mundo do empreendedorismo. Ao longo de suas décadas, a empresa angaria bilhões em faturamento com centenas de lojas espalhadas por todo o mundo.

E tudo isso a partir de uma fórmula de proatividade, criatividade e visão empreendedora. Isso nos mostra que é possível obter excelentes resultados a partir de uma boa ideia de um plano de negócios sólido. Esperamos que a história e as características da Costco inspirem você e o seu empreendimento de diferentes formas, se você assim como nós é um apaixonado por histórias de empreendedorismo, seguindo a mesma linha de supermercados, hipermercados, clube de compras e afins, você precisa conhecer a história de Abílio Diniz, um homem a frente do seu tempo que por incentivo de seu pai fundou o GPA – Grupo Pão de Açucar outro ótimo artigo pra você ler e se inspirar.

Posts Relacionados Populares

Temos outros excelentes artigos pra você aproveitar, conhecer e aprender um pouco mais sobre o mundo do empreendedorismo, veja abaixo: