Você conhece alguém que tenha o hábito de cultivar Orquídeas no jardim de casa? Provavelmente sim! Afinal, esta é uma das flores mais populares entre os brasileiros.
E, convenhamos, isso faz todo sentido, levando em conta o nosso clima e a nossa paixão por flores coloridas. Assim, podemos dizer que o Brasil é um dos poucos países onde milhares de espécies de Orquídeas se adaptam perfeitamente.
Parece até que essa flor é nativa brasileira! Mas não é! Sua origem remete ao Oriente Médio, há mais ou menos 4 mil anos. Hoje em dia, acredite se quiser, existem mais de 50 mil espécies de Orquídeas.
Desse total, cerca de 20 mil são encontradas diretamente na natureza e 30 mil são originadas de cruzamentos em laboratório.
Dessa forma, existe Orquídea para todos os gostos! E, por causa disso, o mercado de compra e venda de Orquídeas é muito lucrativo.
Nesse sentido, separamos a seguir mais informações sobre Orquídeas e empreendedorismo. Veja cinco motivos para investir nesse nicho e como dar o primeiro passo para começar a empreender.
O que você precisa saber antes de investir em Orquídeas
O primeiro passo para investir no nicho de Orquídeas é definir se você quer ser um fornecedor para floriculturas. Ou vender diretamente para o público.
Aliás, você sabia que a maioria das floriculturas apenas revendem plantas cultivadas por produtores independentes?
Dessa forma, se quiser ser um fornecedor, vai precisar investir pensando, acima de tudo, na quantidade. Isso porque terá que cultivar muitas Orquídeas para conseguir faturar bem.
Por outro lado, se quiser vender diretamente para o público, invista também na criação de uma loja atrativa para angariar interessados em Orquídeas.
Em ambos os casos, tenha em mente que você terá que montar um orquidário. Este é o local apropriado para o cultivo de espécies variadas dessa flor.
Para abrir seus horizontes, indicamos a leitura do artigo Crie seu negócio no nicho de floricultura e tenha bons lucros.
Motivos para empreender nesse nicho
Agora vamos ao que interessa. Separamos os cinco principais motivos para você investir no mercado de Orquídeas.
Grande variedade de espécies
Destacamos essa informação lá no início deste artigo. Mas vale a pena ressaltar. Afinal, são cerca de 50 mil espécies de Orquídeas. Assim, você pode escolher com quais trabalhar. É possível optar pelas espécies mais populares e fáceis de cultivar. Ou ainda escolher as mais raras.
Tudo vai depender do seu projeto, levando em conta o tipo de público que pretende atender. Nesse sentido, somente no Brasil você poderá encontrar mais de 3 mil espécies dessa flor.
Preços para todos os bolsos
Popularmente, as Orquídeas são consideradas flores caras. Mas não é bem assim. É possível encontrar orquídeas na faixa dos R$30. As mais caras custam R$100.
Claro que, se tratando de uma flor, esse preço parece caro. Porém, as Orquídeas são flores exóticas e ornamentais. Ou seja, elas não são flores “comuns”. Dessa forma, você poderá vender espécies com as mais variadas faixas de preços. A sua clientela poderá ser bem diversificada.
Amplo leque de utilizações
Como destacado no tópico anterior, as Orquídeas são flores exóticas e ornamentais. Isso significa que elas são, acima de tudo, flores decorativas.
E isso aumenta ainda mais o seu leque de possiblidades como empreendedor desse nicho. Veja alguns exemplos de situações que Orquídeas são muito bem-vindas:
- Decoração de ambientes internos de casas e apartamentos (existem espécies menores que ocupam menos espaço);
- Jardins residenciais, de empresas ou ainda jardins e praças públicas;
- Arranjos para festas e casamentos;
- Arranjos para ambientes específicos como igrejas, consultórios médicos, centros comerciais, etc.
Em suma, as Orquídeas podem ainda contribuir muito para projetos de paisagismo. Nesse caso, é muito viável o cultivador fazer parceiras com empresas públicas e privadas.
Facilidade no cultivo e cuidados em geral
Muitas espécies de Orquídeas são fáceis de cultivar e de cuidar. As mais populares, por exemplo, necessitam de cuidados básicos. Isso inclui ações simples como regas periódicas, solo adubado e equilíbrio na incidência de luz solar.
Diante disso, algumas espécies necessitam de cuidados mais específicos. Por isso, indicamos a realização de cursos e especializações sobre o cultivo de Orquídeas.
Bem-estar para todos
Por fim, as Orquídeas são flores que transmitem um bem-estar inigualável para todos, até mesmo para quem está cultivando as espécies.
No caso de uma loja, floricultura ou orquidário, você vai se surpreender como o ambiente se torna leve e harmonioso com a presença de Orquídeas!
Principais espécies de Orquídeas
Listamos abaixo seis espécies de Orquídeas que estão entre as principais e as mais lucrativas para quem quer empreender nessa área:
- Phalaenopsis: a mais procurada para decoração. Ela que floresce várias vezes por ano e pode se manter florida por cerca de 3 meses. É conhecida como “Orquídea Borboleta” e a cor predominante é lilás;
- Denphal: espécie ideal para ambientes internos. Essa Orquídea não gosta de sol direto. Suas cores variam, indo do lilás ao branco. Costuma florescer no verão;
- Dendrobium: também é uma das mais comuns e é muito fácil de cultivar. Elas se adaptam muito bem em árvores e superfícies irregulares. Essa é uma Orquídea típica da primavera. Suas cores podem atingir diversas tonalidades;
- Oncidium: com certeza você já viu essa Orquídea. Ela é chamada de “Chuva de Ouro”, pois as flores são pequenas e amareladas, além de crescerem de forma abundante. Podem ser cultivadas em jardins internos ou externos. Além disso, floresce o ano todo;
- Orquídea Vanda: se destaca pelo aroma perfumado, além de ser uma flor duradoura (sua floração pode durar 2 meses). Ela floresce 2 vezes ao ano, porém, pode demorar até amadurecer;
- Cattleya labiata: essa espécie é conhecida como “Rainha do Nordeste Brasileiro”, pois se dá muito bem nessa região. Sua cor predominante é o lilás intenso. Necessita de maiores cuidados, mas o resultado é fantástico.
Curiosidades sobre essa incrível flor
Antes de concluir esse artigo, vamos ver algumas curiosidades sobre Orquídeas? Quem sabe as informações abaixo não ajudem a te convencer de que é muito vantajoso investir nesse segmento!
- As Orquídeas são “autótrofas”, ou seja, elas produzem seu próprio alimento. Por meio da fotossíntese, o gás carbônico e água são transformados em oxigênio e carboidratos;
- Existem algumas espécies de Orquídeas aquáticas, e elas podem chegar a 20 metros de comprimento, porém são raras por aqui;
- A maior Orquídea do mundo é a Grammatophyllum speciosum. É comum que ela ultrapasse os 3 metros de altura(seu nome também é grande, não é mesmo?);
- Mas, no Brasil, há relatos de que já foi encontrada uma Orquídea de quase 6 metros, da espécie Epidendrum scalares;
- O país que possui o maior número de espécies de Orquídeas é o Equador, com quase 3.600 espécies catalogadas;
- O único lugar do mundo onde não existe Orquídea é a Antártida. Aliás, existem pouquíssimas flores por lá.
Mas afinal, vale a pena investir no cultivo de Orquídeas?
Vale a pena sim investir no cultivo de Orquídeas. Mas, para ter sucesso e não sair no prejuízo, não basta ter vontade de empreender.
Você vai precisar se especializar nesse segmento e seguir um rigoroso planejamento financeiro e com isso a saúde financeira da sua empresa precisa estar sadia para prosperar nesse meio. Convidamos você a ler nosso artigo que falamos detalhadamente sobre isso.
Caso ainda não tenha nenhuma experiência no ramo, a dica é viabilizar parcerias com lojas e empresas já consolidadas na área, mas temos a certeza que com muito empenho e dedicação é um negócio com altíssimo potencial de retorno! Se você ainda tem dúvidas sobre esse mercado veja o vídeo abaixo e confira os 3 maiores erros ao cultivar suas orquídeas e se inteire mais sobre o assunto.
2 thoughts on “Cinco motivos para investir no mercado de Orquídeas”
Comments are closed.