Carro elétrico Xiaomi: Inovação e Grandiosidade!

carro eletrico xiaomi sc 01

O carro elétrico da Xiaomi vem dando o que falar ultimamente. Afinal de contas, não é todo dia que um projeto grandioso desse tipo é lançado!

A Xiaomi é uma empresa chinesa especializada na fabricação de eletrônicos, como aparelhos celulares e notebooks. Fundada em 2010, a companhia inovou e entrou de vez para o mercado de carros elétricos.

Pois é, parece que o futuro chegou e está batendo em nossa porta! Nesse sentido, o que era apenas um sonho e algo distante, se transformou em um projeto real. E ele visa, sobretudo, contribuir para o meio ambiente e a sustentabilidade.

Mas por que a Xiaomi decidiu apostar na criação de um carro elétrico? Mas como ela conseguiu isso, mesmo sendo uma empresa de outro segmento? E o mais importante: quais as características do carro elétrico Xiaomi?

Assim, ao longo deste artigo explicamos um pouco sobre esse projeto da Xiaomi e os detalhes do seu carro elétrico!

O lançamento do carro elétrico Xiaomi

Desde janeiro de 2023 o mundo sabe a respeito do carro elétrico da Xiaomi. Mas ninguém imaginava que ele seria lançado em um curto espaço de tempo.

Em outubro esse carro chegou ao mercado local e está sendo chamado de supercarro elétrico. Ou seja, se você não mora na China, vai ter que esperar um pouco mais para ver de perto esse veículo.

Mas isso não será problema e em breve o carro elétrico da Xiaomi deve ganhar o mundo. Dessa forma, precisamos destacar que, para viabilizar o projeto, a gigante chinesa precisou fazer uma parceria.

Ela se juntou a Gongjianpai Auto Technology. A empresa de tecnologia criou o veículo de marca XiaoPaoChe, conhecida mundialmente como Small Sports Car (SSC).  

Por isso, este carro elétrico ganhou o nome de SC-01. E é muito importante destacarmos isso, pois a Xiaomi não fez o carro sozinha. Dessa forma, ela criou parcerias sólidas para viabilizar o projeto e esse é o pilar do empreendedorismo.

Além disso, podemos considerar que a Xiaomi exerceu o intraempreendedorismo na sua modalidade spin-off, leia esse artigo e com certeza entenderá na raiz e o o real motivo da indicação.

Características do carro elétrico

O carro elétrico da Xiaomi lembra bastante a Ferrari Italiana. Em suma, ele é um cupê esportivo muito compacto, com 4,1 metros de comprimento e 1,8 metros de largura. Possui ainda 1,1 metros de altura e 2,5 metros entre os eixos.

Por utilizar uma estrutura de aço, o SC-01 pesa pouco mais de 1.370 quilos. Além disso, são dois motores elétricos, um em cada eixo, e uma bateria fabricada em Níquel-Manganês-Cobalto. Ainda sobre alguns detalhes técnicos desse carro, podemos destacar outras características:

  • Bateria NMC com capacidade de 60kWh e autonomia de 520 quilômetros (no ciclo chinês NDEC);
  • Acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos;
  • Possui opção de recarga rápida, que recupera entre 30% e 80% da bateria em 25 minutos;
  • Suspensão independente nas quatro rodas, que são de liga leve, de 18 polegadas e com pneus Michelin Pilot Sport.
carro eletrico xiaomi sc 01 design interno painel

Mas, como não poderia deixar de ser, o carro elétrico da Xiaomi conta com muitos recursos tecnológicos. Isso inclui, por exemplo, faróis e lanternas Full-LEDs, teto retrátil e painéis digitais com inúmeras funções.

Enfim, esse é um panorama geral sobre o carro elétrico lançado pela Xiaomi. No geral, ele pode ser considerado um veículo moderno, pois tem todos os recursos indispensáveis hoje em dia.

No entanto, o seu diferencial está justamente na bateria e nos seus motores elétricos. Eles prometem acirrar ainda mais a disputa por esse mercado que não para de crescer.

Qual o valor do carro elétrico da Xiaomi?

Por enquanto, esse carro elétrico não está sendo vendido. A sua produção em massa deve iniciar em 2024 para atender o público chinês. Por lá, o preço aplicado ou sugerido será de 300.000 yuans. Convertendo para o Real, esse valor seria algo de, mais ou menos, R$206 mil.

Nesse momento, não há mais informações ou previsões sobre a venda do SC-01 em outros países, muito menos no Brasil.

E, para viabilizar esse projeto, estima-se que a Xiaomi tenha investido um valor próximo a US$1,4 bilhão! Ou seja, a empresa chegou com tudo nesse segmento e parece que não está para brincadeira.

Carros elétricos: tendência para o futuro

Por que a Xiaomi apostou tanto em um carro elétrico? Em outros artigos desse blog, destacamos a importância de as empresas se adaptarem ao mercado, que está sempre em constante evolução.

Nesse sentido, questões como sustentabilidade, economia e meio ambiente são as mais relevantes nos dias de hoje. A Xiaomi, empresa reconhecida mundialmente como fabricante de celular, decidiu empreender no segmento de carros elétricos.

Mas isso só foi possível por conta da parceria sólida que ela fez com a Gongjianpai Auto Technology. Assim, a Xiaomi deu um passo importante para entrar nesse segmento, alimentando inclusive a concorrência leal.

E, claro, prezando por novos hábitos. Entre eles o uso de fontes de energia renováveis e diminuição do uso dos combustíveis fósseis. Estes, aliás, são os que mais prejudicam a natureza.

Carros elétricos não são novidades

O carro elétrico da Xiaomi é a novidade mais recente desse setor. Por isso todos estão animados com essa perspectiva.

Mas a história do carro elétrico remete há muitos anos trás. Por exemplo, o primeiro motor elétrico surgiu em 1828, desenvolvido pelo engenheiro húngaro Ányos Jedlik. Mas, obviamente, projetos mais antigos desse tipo não foram para frente.

O principal empecilho era a bateria e sua autonomia. Antigamente, por exemplo, as baterias não eram recarregáveis e isso inviabilizava a criação de carros elétricos.

Por outro lado, podemos dizer que a ideia envolvendo carros elétricos existe há quase 200 anos! Com o avanço da tecnologia, as baterias foram aperfeiçoadas e novos recursos surgiram.

Outro ponto importante é que os carros elétricos, que chegaram a ser lançados nos Estados Unidos no início do século XX, foram “deixados de lado”. O motivo: o avanço dos carros a combustão.

Então, além da questão tecnológica, o carro elétrico ficou em segundo plano por diversos outros motivos. Entre eles estão interesses econômicos e financeiros.

Hoje em dia, o mundo está percebendo que é necessário encontrar maneiras mais sustentáveis para seus veículos, com isso o carro elétrico, antes atrás das cortinas, subiu aos palcos novamente e vem se tornando protagonista.

Mercado aquecido de carros elétricos

Toda ação envolvendo empreendedorismo surge a partir de uma necessidade e demanda. Nesse caso, os carros elétricos surgem como opção sustentável diante de um mundo caótico no que diz respeito ao clima e recursos naturais.

Por isso esse mercado está muito em alta. E essa é a tendência para os próximos anos e pode anotar logo teremos muito mais carros elétricos circulando pelas ruas.

No Brasil, por exemplo, a frota de carros elétricos triplicou nos últimos três anos! Por aqui, ao menos dez montadoras já fabricam esse tipo de carro. São elas:

  • Volvo;
  • JAC;
  • Renault;
  • Audi;
  • BMW;
  • Nissan;
  • BYD;
  • Mini;
  • Peugeot;
  • Caoa Chery.
carro eletrico xiaomi sc 01 design

Já a GM (General Motors), uma das pioneiras na fabricação de carros elétricos, projeta ter lucro com esses veículos em 2024. Para isso, a empresa conta com um aumento da demanda, que é a tendência para os próximos anos!

Então, para concluir, o carro elétrico da Xiaomi está chegando para movimentar ainda mais esse mercado, que promete continuar crescendo. Quem sabe, assim, as próximas gerações já consigam utilizar apenas carros elétricos ou híbridos? E o melhor: por preços acessíveis e sem prejudicar o meio ambiente, afinal sustentabilidade é algo que deve ser discutido desde o ínicio da formação escolar, tendo por base o mundo que vivemos. Por fim um convite a você, leia nosso artigo sobre empreendedorismo verde, conheça grandes empresas que adotam essa pratica e como você pode contribuir para uma sociedade mais ecologica e sustentável.

Posts Relacionados Populares

Temos outros excelentes artigos pra você aproveitar, conhecer e aprender um pouco mais sobre o mundo do empreendedorismo, veja abaixo: