Caminhonete elétrica Tesla: Conheça

Tesla Cybertruck

Entre os veículos disponibilizados por esta grande empresa, a caminhonete elétrica Tesla tem destaque por vários motivos diferentes. Por isso hoje nosso artigo será dedicado a analisar esse meio de transporte e todas as suas particularidades.

Assim sendo, veja a seguir um panorama completo sobre o modelo de caminhonete que a Tesla lançou recentemente. Entenda porque os diferenciais desse veículo podem revolucionar o mercado de transportes elétricos e o segmento automotivo de forma geral.

Caminhonete elétrica Tesla: Uma aposta ousada

Se você acompanhou o outro artigo que escrevemos sobre os carros da Tesla, sabe que a empresa nasceu para desafiar expectativas. Afinal de contas, quando começou a fabricar seus veículos elétricos em 2003, foi pioneira em vários sentidos.

E depois de exatos 20 anos, no final de 2023, a empresa lançou oficialmente a caminhonete elétrica Tesla. Na verdade, o protótipo da picape Tesla Cybertruck foi apresentado ao mundo por Elon Musk. E na época, muitas pessoas se surpreenderam com suas características:

  • Alcance de até 400 Km/h no modelo básico e 500 Km/h no modelo intermediário e 515 Km/h no avançado;
  • Presença de até três motores elétricos (dependendo do modelo), que garantem 845 cavalos de potência;
  • Sistema de alimentação no porta-malas que fornece até 11,5 kW de energia para carregamento de aparelhos;
  • Gerador de emergência com capacidade de carga de 1 tonelada e possibilidade de guinchar até 5,5 toneladas;
  • Vidros a prova de impactos diretos, sensores de auxílio de direção, pneus off-road e filtro de ar que elimina quase 100% de partículas poluidoras internas;
  • E ainda, possibilidade de ir de 0 a 100 km em apenas 2,6 segundos, chegando a um total de 210 Km/h.
Tesla Cybertruck

Agora, em dezembro de 2023, a empresa começou a entregar as primeiras unidades. Mas por que esse lançamento é tão importante para a empresa e a indústria de carros elétricos?

Um marco que pode mudar a indústria

A caminhonete elétrica Tesla é, acima de tudo, futurista. Não é à toa que a inspiração para seu modelo surgiu de uma mistura dos filmes Blade Runner, James Bond e Mad Max. O que acontece é que esse é o primeiro modelo de carro elétrico com tamanho alcance e capacidade.

E como a indústria de carros elétricos tem sido considerada uma das principais alternativas para diminuir a emissão de elementos poluentes na atmosfera, isso é significativo. Afinal de contas, essa caminhonete mostra ao público que carros desse tipo podem ser rápidos, fortes e eficazes.

E não é só isso! A questão de conforto aliado a mais alta tecnologia também marca o uso desses veículos. Ele conta com várias fontes internas de energia limpa, permitindo o carregamento de vários aparelhos. Tudo isso pode acelerar a demanda por carros elétricos, que ainda é lenta.

Além disso, a caminhonete elétrica Tesla pode resolver ainda um outro problema comum para essa indústria. O primeiro é a baixa autonomia de seus veículos, que hoje ainda possuem um armazenamento energético limitado.

Um contraponto negativo para a caminhonete elétrica Tesla

Sem dúvidas, este é um modelo de veículo revolucionário, que traz uma série de diferenciais para seus usuários. Porém, nem tudo são flores, a começar pelo preço de venda desses veículos. Em geral, o valor para cada um deles é o seguinte:

  • 60.990 dólares para a versão básica da Tesla Cybertruck;
  • 79.990 dólares para a picape intermediária, com tração integral;
  • 99.990 dólares para a versão avançada do veículo, a Cyberbeast.

Estes são valores elevados e a Tesla tem consciência disto. Tanto é que a empresa planeja a comercialização de um modelo mais barato, com menor potência no motor. No entanto, isso só deve acontecer a partir de 2025.

Além disso, há algo que preocupa os especialistas em carros elétricos. Alguns estudos indicam que o custo para reparo e manutenção do Tesla Cybertruck será bastante elevado. Isso se deve aos elementos principais de sua matéria-prima, que envolvem aço inoxidável e diferentes tipos de componentes elétricos. Assim, os gastos nesse sentido devem passar dos 20 mil dólares.

Um panorama de carros elétricos no mundo

Os carros elétricos, de modo geral, mesmo os modelos mais básicos, possuem o preço mais elevado que veículos convencionais. Isso acaba sendo uma desvantagem para que se popularizem de forma global.

Além disso, a presença mundial de postos de recarga de carros elétricos ainda é muito limitada no mundo inteiro. E em países de dimensões continentais, como o Brasil, esses pontos para abastecer veículos desse tipo são ainda mais escassos.

E nos postos que contam com a opção de recarga de carros elétricos, o tempo de abastecimento é maior do que o de outros veículos. Suas baterias podem levar entre 15 a 20 minutos para uma recarga completa. E isso acaba dificultando a popularização dessas máquinas.

Por outro lado, para além dos modelos da Tesla, carros elétricos em geral também contam com outras vantagens. O nível de consumo de energia desses veículos equivale a um terço do valor de combustíveis dos tradicionais. Além disso, o custo de manutenção dessas máquinas (com poucas exceções) é mais baixo do que as convencionais.

Carregamento Carro Eletrico Tesla

Estamos diante de uma revolução cultural?

A maioria dos problemas citados acima são característicos de indústrias novas, que estão criando novos nichos de mercado. Nesse sentido, a caminhonete elétrica Tesla, assim como outros veículos desse tipo, pode fazer parte de uma revolução cultural.

O que acontece é que, na medida em que esse modelo de carro se popularizar e for produzido e comprado em grande escala, a maioria dos problemas relacionados a ele diminuirá. Seus custos de forma geral cairão, novas tecnologias de recarga rápida surgirão e mais postos de abastecimento serão criados em todo o mundo.

Mas é claro que, para isso, é preciso haver um primeiro passo. E nesse sentido, o veículo da Tesla apresentado em 2019 e comercializado a partir de 2023 pode ajudar muito. Assim sendo, como 2024 apenas começou, as expectativas para seu desempenho comercial são positivas.

Seja como for, mesmo que esses aspectos não aconteçam da noite para o dia, vivemos em um período de transição. Uma consciência coletiva sobre sustentabilidade e diminuição de poluentes se fortalece cada vez mais, então as perspectivas são positivas.

Caminhonete elétrica Tesla: considerações finais

Entre prós e contras, não há como negar a importância da caminhonete elétrica Tesla para o setor automotivo em geral. E mesmo não sendo o criador original da empresa, desde que entrou nela Elon Musk aposta todas as fichas em máquinas que superem as expectativas.

E é justamente este o objetivo da caminhonete elétrica Tesla. Trata-se de um veículo que tem um imenso potencial, e uma vez popularizado pode mudar os rumos do mercado automotivo. Mas, para isso, seus custos de produção, venda e manutenção precisarão cair.

Isso contribuirá, inclusive, para o fortalecimento da marca em locais onde os carros elétricos não tem presença forte, como o Brasil. Assim sendo, precisamos ficar de olho em como se dará o seu desempenho de vendas ao longo desse ano.

Agora, seja como for, uma coisa é certa. Os carros elétricos já não são mais uma realidade tão distante e futurista. Eles fazem parte de um projeto cada vez mais presente e necessário para a indústria automobilística de forma geral. Por isso sua popularização deve ocorrer em breve. Se gostou desse conteúdo, não deixe de ficar atento as outras postagens aqui do blog. Para encerrarmos você sabia que existe uma Tesla no Brasil? É isso mesmo! Mas não se engane, não é a gigante do setor automotivo e sim, uma marca de calçados 100% Brasileira, leia nosso artigo sobre e conheça.

One thought on “Caminhonete elétrica Tesla: Conheça

Comments are closed.

Posts Relacionados Populares

Temos outros excelentes artigos pra você aproveitar, conhecer e aprender um pouco mais sobre o mundo do empreendedorismo, veja abaixo: