Big Mac Quantas Calorias? Qual sua História?

Big Mac McDonald's

Fazer uma escolha às vezes pode ser muito frustrante. Especialmente quando se trata de pedir algo rápido, muito rápido e as vezes algo até “exagerado” ou melhor dizendo: Calórico! Logo depois, você se pergunta: Esse Big Mac tem quantas calorias?

Aqui está sua resposta: Segundo o site oficial do McDonald’s o Big Mac, possuí 499kcal

Nesse artigo, vamos falar muito mais sobre o Big Mac e quantas calorias possuí. Vamos trazer fatos curiosos e também a história desse famoso lanche do McDonald’s.

A Maneira de Pedir: Onde a mágica acontece

Existem hoje muitas maneiras de se pedir um hambúrguer do Méqui.

  • Delivery através do ifood
  • Aplicativo do próprio Méqui
  • No drive thru, na comodidade do seu carro

Mas nada supera você dentro da loja na fila do caixa! Olhando aquelas tv’s coloridas, com preços e fotos suculentas dos lanches. Outros produtos (nuggets, sorvetes por exemplo), lista de produção e retirada dos pedidos, mas sempre ELE está lá… O mais famoso e querido por todos BIG MAC!

E quem não se lembra da nostalgica música:

Dois hambúrgueres
Alface, queijo, molho especial,
Cebola, Picles
Num pão com gergelim

É o Big Mac (Big Mac)

Big Mac e suas origens

É bastante intuitivo pensar que o Big Mac é o mais popular lanche de dois hamburgueres, e também o produto que chama a atenção no restaurante do McDonald’s.

O sanduíche foi inventado pelo franqueado Jim Delligatti em Pittsburgh no ano de 1967.

O hambúrguer inicialmente teve o nome de “Aristocrata” significando: “As pessoas que uma ordem social considera na classe social mais alta dessa sociedade”.

Jim Delligatti Criador Big Mac
Jim Delligatti Criador Big Mac

Essa palavra não é muito familiar para a maioria das pessoas. Bem como não fácil de ser pronunciada e entendida. Imagine um homem entrando em um restaurante do McDonald’s, olhando para o cardápio e dizendo: “Me vê um Aristocrata?”, seria bem engraçado, né?

Claro que os gerentes da empresa perceberam essa crise de nome. Não muito tempo depois de usar o nome “Aristocrata”, o mesmo foi alterado para:

“Hambúrguer de fita azul”. O objetivo? Facilitar a leitura e também a imaginação.

Ao que tudo indica naquela época, a embalagem do Big Mac era uma caixa de papel com uma fita azul ao redor. Mas essa mudança de nome, definitivamente transformou esse sanduíche em um ícone algo realmente simbolizado!

O nome Big Mac

Apenas um ano depois, em 1968, uma garota de 21 anos chamada Esther Glickstein Rose, que trabalhava como secretária de publicidade no escritório central da McDonald’s em Oak Brook, Illinois, decidiu dar ao sanduíche um novo nome. Um dia, um gerente de desenvolvimento de produtos se aproximou dela, como a Sra. Rose lembra,

“Ele disse que precisava de um nome para esse novo hambúrguer maior.

Ele me descreveu, e na hora eu disse, “Big Mac”, porque eu não gostava dos dois nomes anteriores.”

Essa palavra combinada não foi inventada por acaso! Na verdade, o nome foi estabelecido para competir com o sanduíche “Big Boy” de outro restaurante local e concorrente direto chamado Big Boy.

A Pronúncia do Big Mac

Vamos dar uma olhada mais profunda no nome: Big Mac. As pessoas acharam muito fácil de lembrar e se animavam ao ouvir a pronúncia, Big, Mac. As duas palavras seguem um padrão muito semelhante, começam com uma consoante (/b/, /m/), passam para uma vogal (/i/, /æ/) e terminam com uma consoante feliz (/g/, /k/).

Não apenas na frase, precisamos prestar atenção ao ritmo e ao som, o mesmo vale para a fonética de palavras individuais. Palavras centradas em vogais e curtas são muito mais fáceis de lembrar do que palavras longas e com várias vogais.

O índice Big Mac

A representatividade do Big Mac é tamanha, que em 1986 foi criado um índice pelo The Economist. Cujo o princípio é para explicar a paridade do poder de compra de acordo com a variação cambial das moedas. O mesmo tem o nome de Big Mac Index.

O cálculo é baseado pelo hambúrguer ter produção em mesma quantidade e ingredientes em mais de cem países onde o Mc Donald’s atua.

Mais curiosidades do Big Mac

Bem, no ínicio do texto você já observou quantas calorias tem o Big Mac, saiba agora outras várias curiosidades:

  • Mais de 550 milhões de Big Macs vendidos em 2020
  • Se considerar apenas as vendas de Big Macs o Méqui seria terceira maior rede de fast food do mundo
  • O tempo de produção de um Big Mac é de aproximadamente 100 segundos
  • Em média 60 milhões de Big Macs vendidos no Brasil por ano
  • Todos os ingredientes são os mesmos desde a criação do sanduíche
  • O Jingle, criado em 1974 nos EUA e chegou ao Brasil em 1983
  • O Big Mac é o único sanduíche disponível em todas as lojas do McDonald’s no mundo.
  • Feito com frango e com o nome de Chicken Maharaja Mac esse é o Big Mac na Índia

Considerações Finais

Os clientes e consumidores reconheceram o novo nome desse sanduíche é fato! Sendo assim o Big Mac obteve um sucesso lendário na história de vendas dos restaurantes do McDonald’s como o produto mais popular do menu. Da próxima vez que for ao McDonald’s, não hesite muito para escolher o almoço, apenas pegue um combo Big Mac e aproveite, fique de olho em nosso Blog, trazemos sempre novidades, histórias e muito conhecimento sobre empreendedorismo por aqui, até a próxima!

Posts Relacionados Populares

Temos outros excelentes artigos pra você aproveitar, conhecer e aprender um pouco mais sobre o mundo do empreendedorismo, veja abaixo: