Artesanato com pneus de carro: Doze ideias para você se inspirar

artesanato com pneus de carro

Hoje vamos falar sobre algo que está em alta no mundo do empreendedorismo: o artesanato com pneus de carro. Com certeza você já deve ter ouvido falar em produtos fabricados apenas usando esse tipo de material.

Porém, talvez não saiba de todas as possibilidades que esse tipo de atividade permite. Por exemplo, sabia que é possível fabricar até mesmo tijolos com pneus?

Além do mais, diariamente milhares de pneus usados são descartados no meio ambiente. Assim, o artesanato com pneus de carro surge como alternativa para minimizar esse problema, contribuindo com o meio ambiente.

Nesse sentido, o empreendedor vai obter uma fonte de renda. E, ao mesmo tempo, tirar de circulação pneus que podem servir como proliferadores de dengue e outras doenças.

Então, separamos a seguir 12 ideias super criativas para você colocar em prática o artesanato com pneus de carro!

12 ideias para artesanato com pneus de carro

Chinelos com sola de pneu

Essa dica é específica para empreendedores que já possuem ou desejam adquirir uma máquina de fazer chinelos. Dessa forma, você pode usar pneus velhos como matéria-prima para fabricar esse item. É possível fazer isso com sola de pneu. Esse tipo de chinelo será muito resistente e útil para diversas finalidades.

Puff de pneu

Para fazer um puff de pneu, você vai precisar de tecido, barbante e cola, além, claro, do pneu. Assim, escolha o tecido com a estampa de sua preferência e deixe o pneu limpinho.

Com a ajuda do barbante e da cola, faça um forro com o tecido ao redor do pneu. Ele se transformará em um puff muito confortável e ainda poderá contribuir para a decoração da sala.

Outra ideia parecida é utilizar pneus usados para fazer caminhas de gato e cachorro. Com certeza os pets vão amar. Por isso, indicamos esse maravilhoso curso sobre pneus reciclados para caminhas pet (sejam gatos ou cachorros), temos certeza que empreender nessa área além de ter bons lucros e até mesmo uma segunda fonte de renda, pode servir como um bom passatempo.

Floreiras de pneus

Essa dica de artesanato com pneus de carro é muito útil para quem tem jardim. Ou ainda para quem quer vender para um público-alvo específico.

Os pneus reciclados podem se transformar em completas e bonitas floreiras. Assim, é possível colocá-las no jardim de casa ou até mesmo em ambientes internos, como salas e quartos.

Além do mais, use a criatividade e aplique tintas de diversas cores para pintar o pneu de forma que ele se integre ao jardim.

Balanço de pneu

Aqui temos dois tipos de balanços. Há o tradicional, que é feito com o pneu inteiro e o que utiliza apenas parte do pneu.

No primeiro caso, basta limpar bem o pneu e fixá-lo corretamente nas cordas ou correntes do balanço. Já na segunda opção, corte parte dele no formato de um retângulo para ser usado como o “banco” do balanço.

Bicicletário de pneu

Bicicletários servem como suporte para bicicletas. Eles podem ser usados em parques, ciclovias ou até mesmo no jardim de casa.

Nesse caso, basta cortar o pneu ao meio e, com 3 ou 4 pneus, é possível criar um bicicletário completo. Se preferir, pinte sua matéria-prima com as cores de sua preferência. Depois, basta fixar as metades dos pneus no solo.

Porta guarda-chuva de pneu

Essa é uma dica incrível para fazer artesanato com pneus de carro. Pegue um pneu velho e deixe ele bem limpo e reluzente, pintando com a cor de sua preferência.

Depois, faça alguns buracos com o diâmetro necessário para passar um guarda-chuva. Assim, coloque o pneu na entrada de casa ou de qualquer outro estabelecimento.

Ele servirá como um ótimo porta guarda-chuva, evitando que a água se espalhe pelo chão. Mas não se esqueça de sempre remover a água, pois água parada não é legal.

pneus de carro para artesanato

Estante de canto

Os pneus de carro usados podem ser decorados e cortados de modo que se encaixem nos cantos entre duas paredes. Assim, você terá uma ótima estante de canto. Mas lembre-se de fixar bem o pneu na parece, para não haver quedas.

Artesanato com pneus de carro para piso antiderrapante

Os pisos antiderrapantes podem ser caros demais. Ao mesmo tempo, eles são essenciais para lugares escorregadios, principalmente onde há circulação de crianças e idosos.

Dessa forma, o pneu usado pode ser cortado em tiras e usado para emborrachar pisos, rampas ou escadas. Afinal, o pneu é feito de borracha que, por sua vez, é um material naturalmente antiderrapante.

Mas cerifique-se de fixar bem as tirar no solo, com o uso de parafusos e demais ferramentas para isso.

Escadas para jardim

Quem tem jardim em casa e o espaço apresenta desníveis, pode utilizar pneus de carro para fazer uma escada extremamente segura.

Isso porque, como falamos anteriormente, a borracha é antiderrapante. Além disso, depois de acomodar o pneu no solo, pode enchê-lo de terra. Dessa forma, a água da chuva vai ser absorvida e não vai ficar acumulada no pneu. Utilize quantos pneus precisar para criar a escada.

Artesanato com pneus de carro utilitário: lixeiras

Para fazer uma lixeira de pneu, separe vários pneus e coloque um sobre o outro, formando uma espécie de lata de lixo cilíndrica. É importante ficar um pneu ao outro e pintá-los com uma tinta adequada.

Depois, se preferir, pode inserir um saco de lixo dentro para facilitar a coleta. De qualquer forma, essa lixeira de pneu será muito leve e vai facilitar o descarte de diversos materiais.

Carimbos de decoração

Essa dica é ótima para quem já trabalha com artesanato que envolva papeis, embalagens e enfeites. Cortados devidamente, as texturas e até mesmo as ranhuras dos pneus podem se transformar em lindíssimos carimbos decorativos. Assim, eles podem contribuir para seu artesanato ficar ainda mais diferente.

Horta de pneus

Por fim, a última dica de artesanato com pneus de carro também tem relação com a natureza. Os pneus podem ser utilizados para o plantio e cultivo de vários itens da sua horta.

Desse modo, você pode usar a criatividade para transformar os pneus, deixando a horta ainda mais bonita e colorida. Os pneus devem ser preenchidos de terra para não acumular água dentro.

Assim, é possível plantar verduras e hortaliças dentro deles, garantindo um excelente cultivo desses produtos.

As idéias listadas, são alternativas a um grande dilema que o meio ambiente enfrenta a décadas, pois temos a plena ciência que caso os pneus velhos forem descartados de maneira inadequada, os danos são irreparaveis, esse livro destaca muito bem isso: A Guerra dos Pneus. O Embate que Mudou a Legislação Ambiental no Brasil

Mais uma história de artesanato com pneus de carro para inspirar você

Antes de finalizar, gostaríamos de trazer aqui mais uma história de inspiração a respeito do empreendedorismo.

A Freee Recycle Limited é uma empresa que surgiu na Nigéria. Ela tem como intuito reciclar pneus e transformá-los em tijolos!

A idealização dessa ideia teve como principal responsável a indígena Ifedolapo Runsewe, que viu essa oportunidade surgiu em sua região.

Hoje, ela é diretora administrativa da empresa. A Freee Recycle Limited recolhe pneus usados e os recolocam no ambiente em formato de tijolos.

Esses tijolos são usados para diversos fins, até mesmo para a confecção de outros produtos. Um exemplo disso é a utilização dos tijolos em parques infantis, proporcionando mais segurança para as crianças, já que a borracha amortece possíveis impactos.

Confira a entrevista com a empreendedora responsável por essa incrível iniciativa. O site está em inglês, mas você pode traduzi-lo diretamente pelo seu navegador ou usar um site específico para isso.

Agora sim, pra encerrar, convidamos a conferir outros artigos sobre o tema. Saiba, por exemplo, como aplicar a cultura organizacional no empreendedorismo, pois isso será fundamental se quiser ingressar nessa área.

Acompanhe nosso blog temos vários artigos sobre empreendedorismo, negócios, curiosidades, carreira e muito mais!

Posts Relacionados Populares

Temos outros excelentes artigos pra você aproveitar, conhecer e aprender um pouco mais sobre o mundo do empreendedorismo, veja abaixo: